Várias empresas de viagens estão recorrendo cada vez mais ao app TikTok para aumentar o engajamento e atrair novos públicos, segundo o Phocuswire. Isso porque a ferramenta liderou o número de downloads por dois anos consecutivos e mantém a promessa de alcance global.

Entre os benefícios da iniciativa por parte das empresas, o formato de vídeo permite que os provedores de viagens transportem os espectadores para um destino enquanto exibem os diferenciais de sua marca. Apesar de o aplicativo ser bastante popular, muitas empresas só estão aderindo à ferramenta recentemente.

A Booking.com, por exemplo, lançou neste mês sua primeira campanha focada no TikTok. A iniciativa da empresa consiste em oferecer sete viagens para os usuários da plataforma nos EUA, Reino Unido, Alemanha e Japão. De acordo com Laura Kaye, diretora de Mídias Sociais da empresa, a campanha visa inspirar as pessoas a viajar e criar interações positivas com a marca.

“A comunidade TikTok já está ativamente engajada no conteúdo de viagens. A hashtagtravel‘ já possui mais de 90 bilhões de visualizações. Então, é natural que a Bookking.com seja parte ativa disso”, diz a executiva, complementando que a experiência da empresa no aplicativo será uma chance de trocar conhecimento entre a Booking.com e os usuários da plataforma.

A profissional considera o formato de vídeo especialmente eficaz para promover as marcas de viagens. “Você pode transmitir a experiência de uma viagem – do voo à acomodação, passando por uma leve brisa ao por do sol, ao lado da piscina, enquanto saboreia uma bebida gelada, ou seja, o TikTok nos deu a possibilidade de compartilhar a experiência por completo”, reforça.

Em sua estratégia na plataforma, a Booking.com está trabalhando com influenciadores para divulgar a marca. A ideia, inclusive, também tem sido adotada por empresas hoteleiras como Meliá Hotels International e Blue Tree Hotels, que buscam fortalecer sua presença no ambiente digital por meio de ações de engajamento.

Testando e aprendendo

O Kayak, marca da Booking Holdings, também está investindo em aumentar a presença no TikTok, aprendendo à medida que avança na ferramenta. A estratégia da empresa é conhecer os viajantes onde quer que estejam, segundo Matt Clarke, vice-presidente de Marketing da empresa na América do Norte.

“O objetivo é se conectar com novos públicos – viajantes que naturalmente não pensariam no Kayak quando planejam uma viagem. Ainda estamos nos primeiros dias, então nossa abordagem é amplamente orgânica. “Estamos selecionando conteúdo especificamente para o TikTok, de uma maneira que permita que a personalidade de nossa marca brilhe. Acredito que isso funcionará a nosso favor”, complementa.

Outro exemplo de empresa que aderiu à ferramenta é a Carnival Cruise Line. De acordo com Matt Lupoli, gerente sênior de Relações Públicas da empresa, os esforços têm sido concentrados no TikTok para apresentar o cruzeiro aos novos públicos.

Outras empresas do setor – como Expedia Group e Airbnb – também têm buscado aumentar sua presença na rede social, com o mesmo objetivo.

(*) Crédito da foto: nikuga/Pixabay