De autoria do filósofo chinês Confúcio, a expressão popular do título – adaptada, é bem verdade – ganhou ainda mais força com a fotografia. Essa maravilhosa invenção massificada pelo francês Louis Daguerre seria a responsável pelo surgimento do cinema e da televisão, dois grandes meios de comunicação de massa, nas décadas seguintes. A virada do século XXI e alta conectividade da sociedade proporcionada pela internet mudaram novamente esse jogo. As palavras continuam valendo muito, mas o vídeo está alterando a forma das pessoas se informarem, comunicarem e fazerem negócios.

Produzido pela Kantar IBOPE Media, o estudo Inside Video (leia aqui) aponta que, em nenhum outro momento, os brasileiros tiveram um consumo tão grande de vídeos como em 2020, auge da pandemia. Segundo o levantamento, 80% da população brasileira consumiu esse tipo de conteúdo online gratuitamente, em comparação a 65% dos estrangeiros. Em relação às redes sociais, essa diferença continuou, com percentuais de 72% e 57%, respectivamente. O mesmo vale para serviços de serviços streaming por assinatura (62% e 50%).

Quer outro exemplo dessa virada de chave? A ascensão meteórica do TikTok, já consumido diariamente por mais de 1,5 bilhão de pessoas globalmente. Baseado em vídeos curtos, o app vem provocando mudanças drásticas em concorrentes, e levando a perda de valor de mercado das mesmas. De propriedade da Meta, também dona do Facebook, o Instagram vem tornando sua plataforma cada vez mais parecida com o aplicativo chinês, priorizando vídeos na timeline dos usuários. Mais ainda, o recurso vem sendo muito usado para buscas de destinos e hotéis.

“Os números comprovam a massificação da comunicação em vídeo. E principalmente quando consideramos vídeo ao vivo, estamos falando de uma real experiência além da informação. Esta oportunidade é valiosa para vários setores, incluindo a hotelaria”, avalia Denilson Rocha, CEO do Clima ao Vivo, que dá um exemplo prático disso. “É fato que as pessoas pesquisam sobre as condições climáticas antes de viajar. Um hotel que transmite ao vivo atende uma necessidade real de seus hóspedes e se torna a referência para todos que buscam seu destino. Há uma clara oportunidade de incremento de venda”, explica.


      Clima ao Vivo: alguns números (1º semestre de 2022)

  • Mais de 30 milhões de acessos
  • Mais de 230 câmeras em mais de 170 cidades de 24 estados
  • 9,2 milhões de views nas câmeras de hotéis
  • 37.892 usuários enviados aos hotéis por meio do mapa
  • 11.859 usuários enviados direto para o sistema de reservas dos hotéis

Ao vivo vende

Plataforma aberta que transmite ao vivo as condições do tempo em várias partes do país, o Clima ao Vivo tem nos vídeos a base do seu modelo de negócio. “Transmitimos a situação real das condições climáticas, além da evolução e previsão do tempo. Esta informação é preciosa e de grande impacto na vida de todos nós, e cada câmera ativa abre uma janela de comunicação em vídeo naquele destino”, explica Rocha. “Então, o vídeo é a base para levarmos informações confiáveis e geramos valor para muitos setores da economia”, completa.

Mil palavras - texto Clima ao Vivo_Denilson Rocha

Rocha: a previsão do tempo converte venda

Hoje, a empresa atende a organizações de cinco setores: defesa civil, telecomunicações, aviação, mídia e hotelaria. “Acreditamos muito no mercado de hotéis. Entregamos, de fato, valor para o negócio. Conectamos o público que busca informações no destino diretamente aos canais de reserva dos hotéis que transmitem ao vivo”, avalia.

Para Rocha, com a ascensão dos vídeos no dia a dia das pessoas, a hotelaria deveria ficar alerta a essa mudança de comportamento. “Todos os destinos estarão ao vivo, é uma questão de tempo. E os empreendimentos hoteleiros possuem tudo para se beneficiar diretamente desta tendência”, explica. “Lá atrás, quando a internet se disseminou, alguns hotéis demoraram para instalar redes de Wi-Fi e atender a uma nova demanda dos hóspedes. Hoje, essa é uma demanda básica. Acredito que, como as condições climáticas são uma variável importante nas viagens, a transmissão ao vivo do tempo também atingirá esse patamar na visão do cliente”, completa.

Agora, é natural pensar que a solução do Clima ao Vivo traz benefícios para o segmento de lazer. No entanto, segundo o executivo, não é só isso. “Transmitir o destino ao vivo é uma realidade e, com o avanço do bleisure, o corporativo também se beneficia. Mais ainda, e pensando nos grupos de eventos, congressos e feiras, há vantagens claras também. Exemplo prático? O organizador consegue saber se poderá montar uma área externa ou não ao ver a transmissão com a câmera do seu hotel.”, diz.

Bem, com as mudanças no comportamento do consumidor, os vídeos ganham mais e mais importância no relacionamento com o cliente – e de diferentes maneiras. Sim, vale mais do que mil palavras, como citamos no título. No entanto, visto que você chegou até aqui no texto, é certa que a palavra nunca perderá seu valor.

(*) Crédito da capa: kareni/Pixabay

(**) Crédito da foto: Bruno Churuska/Hotelier News