Há pouco tempo atrás, executar procedimentos e processos dentro dos hotéis exigiam diferentes ferramentas, papeladas ou equipamentos. Na outra ponta, para descobrir como chegar à hospedagem, o viajante necessitava de um mapa da cidade, certa saliva e alguma paciência quando visitava novos destinos. Com o avanço da tecnologia digital, um smartphones na mão deixa qualquer um a cliques de distância de qualquer coisa.

Cada vez mais, tecnologias móveis e touchless ganham espaço entre viajantes e hotéis, uma vez que facilitam em muito a vida de ambos. Por conta disso, dispositivos móveis tomaram conta não só de processos hoje considerados simples, como efetivar uma reserva e chamar um táxi, mas também se transformaram em meios de pagamento confiáveis, práticos e eficientes. Ou seja, hoteleiro, não desconsiderar isso é ignorar o presente e o futuro.

Um exemplo de como a tecnologia facilita processos simples na hotelaria é a recente inovação da Wyndham Hotels & Resorts. Embora dar gorjeta não seja hábito no Brasil em função da taxa de serviço embutida nas contas, em alguns países não dar a famosa tip é quase um desrespeito a profissionais de bares e restaurantes, bem como camareiras. Como poucos carregam dinheiro vivo atualmente, a rede norte-americana encontrou uma solução digital para facilitar a vida de seus profissionais e dos hóspedes.

Gorjetas mobile

Por meio de códigos QR, a plataforma implementada pela Wyndham permite que hóspedes deem gorjetas facilmente. Após escolher a quantia, o dinheiro é depositado diretamente nas contas bancárias individuais dos colaboradores ou da propriedade para serem distribuídas com a folha de pagamento regular. Como os hóspedes custeiam a pequena taxa de transação, de forma semelhante a outros serviços de pagamento digital, a implementação é de baixo custo para os hotéis.

“A beleza desta solução é sua simplicidade e como é fácil para nossos franqueados permitir que seus hóspedes mudem do dinheiro para o digital”, afirma Scott Strickland, CIO (Chief Information Officer) da Wyndham. “Não há nenhum aplicativo para baixar e nenhum software para instalar. É totalmente baseado na web, o que significa que, desde que os hóspedes tenham um telefone e uma conexão com a internet, eles podem dar gorjetas e mostrar seu apreço”, finaliza o executivo.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Wyndham Hotels & Resorts