A transformação digital é uma realidade inegável, que vem ganhando mais espaço em diferentes setores. E no turismo não é diferente. Viajantes estão adotando com maior frequência tecnologias móveis e touchless — tendência que ganhou maior tração após a chegada da pandemia.

Uma pesquisa realizada pela STAAH aponta que quase 60% do tráfego na web em maio de 2022 veio de dispositivos móveis. Já um estudo do Google aponta que 70% dos viajantes fizeram pesquisas utilizando smartphones e 94% dos usuários procuram por empreendimentos pelo celular. E essa avalanche digital reforça a necessidade de empresas e players do setor adaptarem seus canais e sites para um formato que seja mobile-friendly.

No setor aéreo, os viajantes estão adotando mais o meio digital em algumas etapas de suas viagens do que outros, conforme revela o novo relatório da SITA, provedor de TI para o transporte aéreo, divulgado pelo Phocuswire. O Passenger IT Insights de 2022 afirma que 41% dos entrevistados utilizam quiosques de autoatendimento e portões eletrônicos para identificação e outros 29% recebem notificações em dispositivos móveis sobre suas bagagens. Os dois pontos de contato da jornada do turista são os líderes no aumento do uso de tecnologia.

O relatório é baseado em uma pesquisa online realizada no primeiro trimestre de 2022 com 6.448 entrevistados de 27 países. Os entrevistados da pesquisa viajaram pelo menos uma vez nos cinco meses anteriores.

Os dados da SITA revelam que 87% dos respondentes têm emoções positivas sobre o controle de identidade, 11% acima de 2016. Da mesma forma, 84% respondem de forma otimista em relação à notificação de coleta de malas, um aumento de 9% na mesma base de comparação.

“A jornada de passageiros de ponta a ponta orientada por tecnologia está se tornando uma realidade, à medida que a comunidade de transporte aéreo continua digitalizando seus processos de viagem e operações do setor, aceleradas pela pandemia”, afirma David Lavorel, CEO da SITA. “Também estamos vendo que os passageiros estão adotando cada vez mais tecnologias móveis e sem toque ao longo da viagem, para tornar sua viagem o mais conveniente e perfeita possível”, complementa.

O impacto da pandemia

No entanto, a pesquisa da SITA conclui que a verificação do Covid-19 é um ponto problemático que retarda a automação de ponta a ponta. Quando o estudo foi realizado no primeiro trimestre deste ano, 60% dos passageiros ainda estavam fazendo sua própria pesquisa sobre os requisitos e 51% estavam enviando a documentação manualmente.

O relatório também revela uma defasagem na adoção de tecnologia nos estágios iniciais da viagem como check-in, etiqueta de bagagem e entrega de malas.

Os entrevistados da pesquisa planejam voar mais a partir de 2023 do que antes da pandemia, antecipando uma média de 2,93 voos por passageiro por ano para negócios e 3,90 para lazer. Os passageiros citam os preços das passagens, riscos à saúde e riscos geopolíticos como barreiras para viajar.

Aproximadamente metade dos respondentes gostaria que aeroportos e companhias aéreas implementassem soluções de TI para apoiar a sustentabilidade, como monitorar o desempenho ambiental do aeroporto para reduzir as emissões e otimizar a rota de voo para reduzir o consumo de combustível. Quase todos os passageiros pagariam em média 11% do preço da passagem para compensar as emissões de carbono de seu voo.

(*) Crédito da foto: mr_fresh/Unsplash