O universo da internet está na palma das nossas mãos e, cada vez mais, o celular tem ganhado espaço como dispositivo mais utilizado para navegar na web. Partindo desse pressuposto, adaptar canais de vendas e sites para esse device é fundamental para obter êxito nos negócios. Muito além de estar presente no ecossistema digital, ser mobile-friendly se tornou um diferencial competitivo.

Segundo uma pesquisa divulgada pelo STAAH, quase 60% do tráfego da web em maio de 2022 era de dispositivos móveis. Para se der uma ideia, o termo “site compatível com dispositivos móveis” no Google gera cerca de 1.800.000.000 de resultados.

Se ainda não ficou claro o quão importante é a questão para a hotelaria, aqui vão mais dados: 85% dos visitantes internacionais têm um dispositivo móvel consigo enquanto viajam, segundo a eHotelier. Um estudo do Google mostra que 70% dos viajantes fizeram pesquisas de viagens usando um smartphone e 94% dos usuários pesquisam empreendimentos locais em seus telefones. De acordo com a hotels.com, 42% dos hóspedes reservaram através de um dispositivo móvel, com 70% das reservas de última hora feitas via mobile.

No celular, seu site é acessível em qualquer lugar. Se este não proporcionar uma experiência ideal ou ausentar-se de funcionalidades, é bem possível que seu hotel perca reservas, credibilidade e confiança. Com desktops perdendo cada vez mais espaço, os dispositivos móveis traçam o futuro do webdesign. Por este motivo, é essencial priorizar a navegação nestes devices durante a concepção do projeto, conceito conhecido como mobile first.

Vale dizer que outro grande benefício de um site mobile- friendly é sua capacidade de classificação no Google. O gigante das buscas afirmou várias vezes que a experiência do usuário móvel de um canal é um fator crítico de rankeamento, sendo até mesmo priorizados pelo algoritmo do buscador. Se você deseja se beneficiar dos visitantes de pesquisa orgânica e aumentar suas conversões, um site compatível com dispositivos móveis é um ponto de partida.

Diversas redes hoteleiras estão apostando nesse conceito, ainda mais considerando que é um dos principais insights que o Expedia destacou para a hotelaria, tendo em vista o comportamento de usuários da plataforma. Entre as empresase marcas que adotaram o mobile first, estão o Radisson Hotel Group, Travel Inn Hotels, Intercity Hotels, entre outros.

O que é um site mobile-friendly?

Um site compatível com dispositivos móveis requer certos recursos e praticidades voltadas a garantir a melhor experiência ao usuário. Seguem algumas das principais funcionalidades recomendadas:

Exibição de página responsiva: isso significa que a exibição do seu site se ajusta com base no tamanho da tela. Sem código responsivo, os visitantes verão uma versão miniaturizada do design do seu desktop.

Fontes legíveis: em dispositivos móveis, o tamanho da tela é menor, o que pode gerar dificuldade de leitura.

Formatação de texto adequada: parágrafos mais curtos, uso de legendas e quebras de linha adequadas fazem toda a diferença ao ler no celular.

Exibição de mídia otimizada: teste suas imagens, infográficos e vídeos para garantir que eles fiquem bem em telefones e tablets, sem exigir que os usuários rolem ou redimensionem a tela para ver sua mídia.

Navegação amigável: para dispositivos móveis que considera uma interface de usuário baseada em toque em vez de cliques do mouse em um desktop.

Estrutura do site: quanto mais simples, melhor. Usuários mobile devem ser levados do ponto A ao ponto B mais rapidamente, principalmente quando se trata de um mecanismo de reservas. É importante evitar uma estrutura que exija muitos cliques para finalizar a compra.

Carregamento rápido: isso vale para qualquer dispositivo, incluindo desktops. Seu site deve ser desenvolvido para aproveitar ao máximo a capacidade de um navegador, bem como uma poderosa rede de hospedagem e entrega de conteúdo (CDN). Você também pode criar Accelerated Mobile Pages, uma maneira reconhecida pelo Google de personalizar o conteúdo do seu site para usuários de dispositivos móveis para garantir um carregamento rápido.

Será que é compatível?

Caso não tenha certeza se estes recursos estão presentes no seu site, o Google tem uma solução. Por dar tanta preferência a sites compatíveis, o gigante digital criou uma ferramenta gratuita para proprietários  verificarem se suas páginas estão de acordo. Basta acessar o link, inserir a URL e ver o seu site como o Google vê. Outra forma é o Search Console, à esquerda há a guia Mobile Experience no painel do console.

(*) Crédito da foto: Sven/Unsplash