Jogar golfe nos campos de Alquiraz, destino cearense conhecido por praticantes do esporte, ou topar uma boa partida de beach tennis na Praia do Mucuripe são alguns dos passatempos favoritos de Philippe Godefroit. Aos 61 anos, o executivo que é pai e avô também esconde uma veia artística, com alguns quadros de sua autoria.

Natural de Paris, Godefroit faz parte do time de franceses que atuam na hotelaria brasileira há décadas. Após trabalhar por mais de 23 anos na Accor em diferentes países, como Turquia, Iraque, Guiné e Gâmbia, o profissional chegou ao Brasil em 1995.

Em terras tupiniquins, atuou em unidades das marcas Novotel e Sofitel, tendo gerenciado por quatro anos o Sofitel Rio de Janeiro, onde foi responsável pela reforma e reposicionamento da propriedade no mercado fluminense.

Em 2008, ainda no Rio de Janeiro, assumiu o cargo de diretor geral do Caesar Park Ipanema. Durante sua passagem pela Cidade Maravilhosa, Godefroit participou ativamente do turismo também como vice-presidente da ABIH-RJ (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro) e presidente do Rio Convention & Visitors Bureau.

Graduado pelo Lycée Hôtelier de Thonons-les-Bains (França) e com MBA pela Fundação Dom Cabral (Brasil), Philippe Godefroit assumiu a gerência do Hotel Gran Marquise, em Fortaleza, em julho de 2010, onde permanece até os dias atuais.

Três perguntas para: Philippe Godefroit

Hotelier News: Este ano, o Gran Marquise celebra 30 anos de operação. Quais os momentos mais marcantes até aqui? E quais os planos para as próximas décadas?

Philippe Godefroit: É um grande prazer preparar a festividade de 30 anos. Não são muitos os hotéis no Brasil com mais de três décadas de operação, mantendo liderança de mercado. Estou no Gran Marquise há quase 12 anos e, com certeza, um dos fatos marcantes da última década foi a Copa do Mundo em Fortaleza, onde nosso empreendimento foi o hotel oficial do evento.

Também fomos os responsáveis pelo catering Castelão durante o período da Copa. O hotel ficou lotado, com ocupação de 100%, acomodando patrocinadores e membros VIP da Fifa. Organizamos o catering de mais de 22 mil couverts em 15 dias na arena. Com a produção em três turnos em nossas cozinhas, contratação de mais de 600 pessoas, esse foi realmente um desafio bem grande que nós realizamos com qualidade.

Nossos planos para as próximas décadas são permanecer na liderança no mercado de luxo em Fortaleza, manter e reformar nosso produto seguindo as inovações tecnológicas, além de zelar pelo patrimônio.

HN: O foco principal do empreendimento é a diária média, que vem trazendo bons resultados financeiros. De que forma o Gran Marquise estrutura seu tarifário perante um país economicamente afetado? Qual o segredo para puxar os valores para cima?

PG: De fato, o Brasil e a cidade de Fortaleza passaram por um momento muito delicado durante a pandemia. Conseguimos reagir com velocidade e readequar os processos em nosso produto para a reabertura ainda em plena crise. Ficamos mais leves e enxutos, esse foi um legado desse momento triste. Conseguimos aproveitar para melhorar nossa produtividade e nossa lucratividade, principalmente reposicionando o produto de luxo com os preços adequados e praticados na região Nordeste.

A nossa diária média em 2022 subiu mais 26%, enquanto o RevPar atingiu a faixa de mais R$ 380, o que puxou nossos resultados financeiros para cima. Para 2023, queremos surfar nessa boa onda que é a volta do turismo e a retomada dos eventos corporativos no Nordeste.

HN: Como está a distribuição do empreendimento? As vendas diretas são protagonistas ou o hotel segue com um share pulverizado?

PG: A questão da distribuição é cada vez mais estratégica dentro do negócio da hotelaria. Aqui no Gran Marquise temos bem claro nossas metas e estratégia de vendas, respeitando todos os nossos parceiros comerciais. Claro que as vendas diretas nesse ano de 2022 foram destaque, aumentando mais de 30%. Nossa previsão para 2023 é confortar esse crescimento, principalmente com a atualização semanal de nosso site com promoções.

Estamos aguardando a Black Friday e esperamos dobrar as vendas que foram efetuadas em 2022. A segmentação de nossa clientela é o nosso sucesso comercial, queremos trabalhar e oferecer a experiência para cada um dos nichos, entregando as necessidades específicas de cada um. Lembrando que com vendas diretas temos a possibilidade de conhecer melhor nosso cliente final, fidelizá-lo e customizar a necessidade dele, além de ser um canal de distribuição muito mais lucrativo.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Hotel Gran Marquise