Natural de Bragança Paulista, no interior de São Paulo, José Fernando Dorsa é casado e pai do Pedro, de dois anos. Quando não está se dedicando ao seu trabalho como gerente de Lazer e Entretenimento do Transamerica Comandatuba Resort, o profissional gosta de aproveitar a família, apreciar um bom vinho e praticar seu esporte favorito, a corrida, embora tenha se aproximado do tênis.

“A leitura também é uma de minhas paixões. Recentemente, dediquei-me ao livro Onde os Sonhos Acontecem, que narra toda a trajetória de Robert Iger à frente da Disney – uma leitura que recomendo”, diz Dorsa.

Seu interesse por esportes o levou a cursar Educação Física na FESB (Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista). Na hotelaria, sua jornada começou em 2004, no Bourbon Atibaia Resort.

“Nessa jornada, aprendi primeiro sobre gestão de entretenimento e, posteriormente, sobre serviços e administração geral de hotel. Recebi ótimo reconhecimento como profissional e ascendi ao cargo de gerente, o que me motivou a continuar os estudos”, conta Dorsa.

Em seguida, o executivo cursou um MBA em Gestão de Pessoas e Liderança pela UNOPAR e concluiu sua formação para Gerentes Gerais pela Hotel College, além de outros cursos de desenvolvimento no setor hoteleiro.

Em 2018, foi convidado para integrar o time do Transamerica Comandatuba. “Na época, o que me atraiu foi o fato do resort desenvolver uma série de projetos, como o sistema all inclusive e a melhoria dos serviços na área de entretenimento, visando tornar o local um destino de destaque. Aceitei o desafio e me mudei com a minha família para a Bahia”, conta o gerente.

Vencedor do Prêmio VIHP (Very Important Hotel Professional) na categoria Gerência de Lazer e Entretenimento, José Fernando Dorsa fala sobre os desafios da inclusão no setor hoteleiro, estratégias de incremento de receita, entre outros pontos. Confira a entrevista na íntegra.

Três perguntas para: José Fernando Dorsa

Hotelier News: O lazer e o entretenimento são partes fundamentais para uma experiência memorável durante a hospedagem. Então, como o Transamerica Comandatuba busca explorar seus potenciais para promover atividades tanto para os adultos quanto para as crianças?

José Fernando Dorsa: Nosso resort é reconhecido pela excelente infraestrutura e pelo alto padrão de qualidade dos serviços. Este último é impulsionado pelo empenho e dedicação de nossos colaboradores, que garantem um acolhimento caloroso aos hóspedes e uma experiência gastronômica excepcional. Além disso, enfatizamos a segurança e o contato direto com a natureza, o que possibilita uma ampla gama de atividades de lazer e entretenimento ao ar livre, incluindo diversos esportes e experiências enriquecedoras em conjunto com a área de A&B (Alimentos e Bebidas), tanto para adultos quanto para crianças. O empreendimento se alinha ao conceito de turismo de destino, situado em uma ilha de beleza singular, proporcionando aos hóspedes experiências únicas que os diferenciam de outros resorts no Brasil.

HN: O setor hoteleiro como um todo ainda é pouco preparado para promover a inclusão de crianças atípicas, com deficiências físicas e outras particularidades. Na sua visão, como os hotéis podem adaptar suas atividades de acordo com as necessidades individuais de cada um?

JFD: O setor hoteleiro tem avançado na preparação para promover a inclusão de crianças atípicas, com deficiências físicas e outras particularidades. No entanto, ainda existe um longo caminho a ser percorrido para garantir que a experiência desses hóspedes seja verdadeiramente inesquecível. Medidas importantes incluem o treinamento abrangente de todos os funcionários, a adaptação dos ambientes para acessibilidade, a consulta com especialistas no assunto e a criação de uma programação de atividades inclusivas. Hotéis e resorts que oferecem um atendimento diferenciado, acolhedor, com funcionários e ambientes preparados, proporcionam experiências memoráveis para essas crianças e se destacam, cumprindo com excelência os princípios de acolhimento e hospitalidade da hotelaria.

HN: O entretenimento pode ser também uma importante fonte de receita para os hotéis. Quais estratégias você acredita que podem auxiliar nesse incremento de ticket médio?

JFD: O entretenimento é, de fato, uma fonte significativa de receita para os hotéis. Para aumentar o ticket médio, é essencial oferecer experiências exclusivas e memoráveis. Uma programação diversificada já se tornou um diferencial esperado pelos grandes resorts, pois atende às expectativas de toda a família. Podemos gerar receitas adicionais ao proporcionar momentos especiais pelos quais os hóspedes estão dispostos a pagar, como jantares exclusivos em locais privilegiados do empreendimento com música ao vivo, cafés da manhã temáticos com personagens, festas de aniversário personalizadas e piqueniques em contato com a natureza, entre outros.

Para que isso seja bem-sucedido, é fundamental que os departamentos de A&B, Entretenimento, Vendas, Hospedagem e Marketing trabalhem em conjunto na criação de uma programação exclusiva. Isso não só aumentará a satisfação do hóspede, mas também contribuirá para a geração de receita extra, fortalecendo a posição do hotel no mercado.

(*) Crédito da foto: arquivo pessoal