Nascido em Monterrey, no norte do México, David Ríos tem na alma o espírito hoteleiro. Com 25 anos de carreira no setor, o vice-presidente regional de Marketing, Comercial e de RM (Revenue Management) do IHG (InterContinental Hotel Group) conta que, desde pequeno, sempre gostou de ajudar ao próximo. “É realmente tentar fazer a diferença para as pessoas”, conta o executivo, em conversa com a reportagem do Hotelier News.

Atualmente vivendo em Atlanta, nos Estados Unidos, Ríos ocupa seu tempo livre vendo filmes e séries de TV. Entre as prediletas está Californication, estrelada por David Duchovny. “Adoro a série porque o protagonista, que é um escritor, vive a vida sem estresse e preocupações. Para ele, tudo vai se resolver e, de certa forma, tento adaptar isso à minha vida”, afirma. “A verdade é que as coisas vão se acomodar sozinhas, mas obviamente você não pode ficar parado. Digo isso porque, no fim da linha, tudo acontece por alguma razão”, completa.

Outro hobby é fazer trilhas off road com jeeps 4 x 4. Inclusive, durante sua passagem no Brasil para participar de um evento do IHG em São Paulo,  Ríos deu uma esticada até Jericoacoara (CE) para conhecer e dirigir nas dunas da região. “No geral, gosto de atividades automotivas e, para fazer trilhas off road, fiz uma série de treinamentos”, comenta.

Na sessão de hoje (22), o vice-presidente do IHG aprofundou um pouco mais o papo que nossa reportagem teve com ele recentemente. Além de abordar os planos para o mercado brasileiro, Ríos falou um pouco mais sobre o renovado programa de fidelidade da rede britânica, o IHG One Rewards.

Três perguntas para: David Ríos

Hotelier News: O IHG está presente no Brasil por meio de seis marcas, como InterContinental, Six Senses e Holiday Inn. Quais são os planos da rede para o mercado brasileiro?

David Rios: O Brasil é um mercado muito importante para a IHG. Foi aqui que a empresa nasceu, especificamente na cidade de Belém do Pará, em 1946, com o InterContinental Hotel Grande. Ao longo dos anos, estivemos sempre presentes no mercado, buscando crescimento em algumas praças específicas, incluindo cidades de entrada e alguns destinos secundários. O IHG continua buscando oportunidades com parceiros existentes e novos, trazendo ainda ao país algumas das marcas que ainda não estão por aqui, como Voco Hotels, Vignette Collection, Avid, Hotel Indigo, Crowne Plaza, entre outras.

HN: A rede apresentou recentemente um novo programa de fidelidade, o IHG One Rewards. Qual foi o objetivo de fazer essa mudança?

DR: Reconhecemos que era um momento oportuno para aprofundar e descobrir o que os hóspedes realmente desejam de um programa de fidelidade, à medida que suas necessidades começam a mudar. Ao realizar uma extensa pesquisa entre viajantes, influenciadores, mídia, proprietários e operadores, conseguimos transformar o IHG One Rewards em um programa de moderno, que não apenas atende às necessidades dos clientes, mas também as antecipa.

Assim, damos aos membros mais controle com a capacidade de escolher ser recompensado à sua maneira. Os novos benefícios, lançados no início de junho, são resultado de uma extensa pesquisa sobre o que os hóspedes realmente desejam. Reimaginado, ele agora abrange as 17 marcas da IHG Hotels & Resorts e quase 6 mil hotéis em todo o mundo, oferecendo mais opções, valor e benefícios relevantes do que nunca, além de contar com um novo visual.

HN: Nos Estados Unidos, por exemplo, o IHG oferece um cartão de crédito com diversos benefícios para seus portadores. Você vê alguma oportunidade de atuar neste segmento no mercado brasileiro?

DR: Estamos sempre à procura de parcerias interessantes em todo o mundo para dar mais valor aos nossos membros, de forma que eles possam acumular mais pontos – e mais rápido. Assim, eles conseguem aproveitar ao máximo o programa, incluindo a integração em suas finanças pessoais diárias, tudo com um forte foco em tecnologia. Com o Brasil entre nossos mercados prioritários, podemos muito bem ver isso acontecer.

(*) Crédito da foto: Vinicius Medeiros/Hotelier News