Demorou, mas a reportagem do Hotelier News, enfim, conseguiu trazer Alessandro Cunha para a editoria do Três perguntas para. À frente das operações da Aviva desde outubro de 2021, o sucessor de Francisco Costa Neto vem acumulando recordes nos resultados dos empreendimentos do grupo — o que só despertou ainda mais a nossa vontade de entrevistá-lo.

Pai do Arthur, tenista nas horas vagas e viajante em busca de novas experiências, Cunha foi escolhido a dedo para a cadeira que ocupa. Prata da casa, antes de assumir o posto de CEO, o executivo respondia como diretor de Experiência em Estratégia e Novos Negócios da empresa.

“Tenho quase 20 anos de experiência na Aviva, tendo atuado em grandes realizações do grupo, como a aquisição do resort Costa do Sauípe, integração com o Rio Quente, e também no desenvolvimento e implantação de mais de 100 projetos. Este ano, celebro um grande feito: os 12 anos de Programa de Inovação da Aviva sob a minha direção”, comenta Cunha.

Quando não está tocando os negócios da empresa, o CEO aprecia longas viagens de carro, com direito a uma playlist regada a pop e rock.  Cunha é Formado em Administração e pós-graduado em Controladoria, Finanças e Auditoria pela ULBRA e Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral.

Três perguntas para: Alessandro Cunha

Hotelier News: Em 2022, o mercado de lazer performou muito bem, com muitos players do setor batendo recorde de vendas. Esse cenário se repetiu na Aviva? Qual sua avaliação sobre o ano?

Alessandro Cunha: O ano de 2022 foi excelente. Posso dizer que foi o melhor ano da história da Aviva, pois superamos bastante os números de 2019 em receita e número de visitantes. A ocupação em Rio Quente (GO) bateu recorde, com 74,5% – que entendemos ser quase o limite, entre outros índices que acompanharam o sucesso, como os gastos extras dos clientes no resort, que recebeu 1,5 milhão de visitantes. Já na Costa do Sauípe (BA), fechamos com 60% de ocupação, uma boa recuperação frente a 2019, e com lucro, o que é importante.

HN: Quais os pontos altos de 2022 nos dois destinos? Quais os principais aprendizados deixados para a gestão ao longo do ano e por que?

AC: Tivemos várias conquistas em 2022 e duas que marcam positivamente nos dois destinos: Vacation Club e Black Friday. O Aviva Vacation Club registrou números recordes de vendas e ocupação no mês de julho, se comparado aos dois últimos anos. No período, o clube de férias alcançou o maior resultado da sua história, R$155 milhões em receita e com um incremento em diária média de 51%, além de ter recebido mais de 190 mil visitantes. O Aviva Vacation Club também superou as expectativas em 20% do projetado no volume geral de vendas, gerando R$85 milhões em receita, excedendo todos os indicadores de assistência e recebíveis que o mercado já viu.

Também registramos um crescimento de 53% nas vendas da Aviva em relação ao ano passado, no mesmo período de campanha de Black Friday. E celebramos, mais uma vez, resultado recorde, alcançando R$91,8 milhões em vendas. Na ocasião, mais de 44 mil famílias adquiriram pacotes e ingressos para 2022 e 2023. Cerca de 69% das reservas foram de pacotes para este ano, demonstrando um comportamento de maior antecipação em programações de viagem.

Durante a campanha, as vendas para a Costa do Sauípe quase dobraram, obtendo 94% de crescimento, enquanto Rio Quente e Hot Park cresceram 56% e 42%, respectivamente. No ano passado, usamos a Super Live Black Friday Aviva, comandada pela jornalista e apresentadora Fernanda Gentil com participação da cantora e compositora Wanessa Camargo e da dançarina Lore Improta, além de Marcelo de Faria e Vanessa Esteves, do time de vendas da companhia como estratégia, o que ampliou o alcance da nossa divulgação de pacotes promocionais e novidades dos destinos para 24 milhões de pessoas no target.

HN: O que esperar para 2023? O que prevê o orçamento da Aviva? Você diria que é mais conservador, realista ou otimista? Por que?

AC: As perspectivas são boas para 2023, devendo zerar os prejuízos causados pela pandemia, tanto em Sauípe quanto em Rio Quente, e temos um investimento de R$ 200 milhões previstos para o ano.

Acabamos de inaugurar a nova atração Turbilhados, no Hot Park, com investimento de R$ 31 milhões, e apostamos em um crescimento na ordem de 15% no fluxo de clientes por causa dos novos toboáguas. Os números indicam esse otimismo: os acessos ao site dobraram e o índice de visitantes aumentou em 53% já no dia da abertura do brinquedo.

Também temos novidades para a Costa do Sauípe, com olhos para o empreendimento de multipropriedade, com previsão de retomada no final de 2023 e comercialização em 2024; e foco no do Hot Park Baía das Tartarugas, que atualmente está na fase de projeto, com valor de investimento na ordem de R$ 220 milhões.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Aviva