Nos últimos anos, o modelo de multipropriedade se tornou extremamente atrativo para a hotelaria. Mercado em constante crescimento, o segmento fechou 2023 com saldo positivo, segundo dados da pesquisa Cenário do Desenvolvimento de Multipropriedade no Brasil, da Caio Calfat Real Estate Consulting. No ano passado, foram contabilizados 200 empreendimentos, distribuídos por 89 cidades e 19 estados brasileiros, e o VGV (Valor Geral de Venda) chegou a R$ 79,5 bilhões, avanço de 33% frente aos R$ 59,9 bilhões de 2022.

Em números absolutos, isso significa alta de 11% na oferta real de empreendimentos que operam nesse modelo. “O resultado do estudo é tão relevante que, na minha opinião, ele é a segunda melhor notícia depois da sanção da Lei de Multipropriedade, em 2018, e terá impacto direto no sucesso do desempenho do setor no Brasil”, antecipa Caio Calfat, diretor-geral e fundador da empresa, que apresentará a pesquisa na Adit Share 2024, de 21 a 24 de maio, em Atibaia (SP).

Entre os diferenciais da indústria, o executivo destaca seu potencial em lançar ou desenvolver destinos. É o que aconteceu com Olímpia, em São Paulo, município que ficou conhecido como destino turístico nacional e que se desenvolveu a partir de seus parques e de uma hotelaria predominantemente focada na multipropriedade. Neste sentido, o estudo revela que, em 2023, o formato chegou a oito novos destinos brasileiros: Atibaia (SP), Barra de São Miguel e Maragogi (AL), Conde (PB), Itá (SC), Porto Belo (SC), Tijucas (SC) e São Francisco de Paula (RS).

Cenário de 2024

Este ano marca dois momentos importantes para o setor: a consolidação da Lei de Multipropriedade, que entrou em vigor em 2019, que impulsionou a entrada de incorporadores e marcas no segmento imobiliário turístico, e o aumento do padrão dos projetos, com tíquetes médios maiores e focados em públicos mais qualificados, aponta o Turismo Compartilhado.

Um dos empreendimentos mais recentes é o Ilhas de Atibaia, anunciado em março deste ano pela Saab Oliveira. O resort chega ao mercado com o objetivo de oferecer lazer e entretenimento a paulistanos e visitantes da região.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Saab Oliveira