Recentemente, a Atlantica Hospitality International divulgou o Relatório de Sustentabilidade 2023, onde compartilhou algumas de suas principais ações da agenda ESG (Environmental, Social and Governance). Entre os destaques, está o anúncio de que 61% dos cargos de liderança em sua estrutura são ocupados por mulheres, 10% acima da demografia nacional, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Além disso, o time da administradora é 4% mais diverso do que a população brasileira no recorte de orientação sexual. Ainda em comparação com o estudo da Atlantica, em relação à raça e etnia, 56% dos colaboradores se autodeclaram pretos e pardos.

“Queremos de fato impactar a sociedade. Nosso momento de transformação organizacional que, juntamente com o propósito de cuidar de ‘cada um’ que confia na gente, propõe a diversidade, equidade e inclusão como premissa. Por isso, continuamos agindo para tornar a nossa rede um lugar cada vez mais acolhedor para todas as pessoas”, explica Flavia Buiati, VP financeira e jurídica da companhia e embaixadora do Aja, programa ESG da administradora.

Outras conquistas

Somada à temática social, a Atlantica alcançou evoluções importantes na frente ambiental. Com foco na utilização de fontes renováveis de energia, 64% dos empreendimentos da companhia já possuem contratos com fornecedores de energia limpa. Outro fato relevante é que 33% dos hotéis utilizam placas solares para aquecimento da água. No que tange a esse recurso, por meio do projeto ‘Água na Medida’, ao fim de 2023, 100% das unidades administradas pela empresa concluíram seus planos de redução de consumo.

A maior parte das propriedades integrantes do projeto começou a implementar as medidas mapeadas e, portanto, a expectativa é ter os resultados mensuráveis ainda em 2024. Na temática governança, além da priorização de melhores práticas relacionadas à transparência, a Atlantica traz como resultado de destaque o CSC (Centro de Serviços Compartilhados), que fechou 2023 com 65% de adesão dos empreendimentos.

“A centralização do CSC RM (Revenue Management) foi o principal impulsionador do aumento do valor da diária média dos hotéis que contratam esse serviço. Isso porque a gestão de preços de inventário de quartos é feita de maneira inteligente e automatizada, com a distribuição realizada para os inúmeros canais de vendas, com precificação flutuante”, acrescenta Flavia.

“Sabemos que o nosso negócio tem grande repercussão social, pois contratamos muitos profissionais na base, formamos pessoas e temos um papel de inclusão e de mobilidade muito representativo. Também temos consciência do nosso impacto ambiental, bem como da responsabilidade que é administrar ativos de alto valor. Assim, agir por um mundo melhor, buscando repercutir positivamente na sociedade, é uma realidade em todos os nossos empreendimentos. O cuidado com o nosso time e com as pessoas de forma geral está na nossa essência”, finaliza.

Metas

Para este e os próximos anos, a Atlantica estabeleceu uma série de metas de sustentabilidade:

Água: até o final de 2024 obter 100% dos hotéis administrados pela rede com plano de redução de consumo de água; e até 2028, obter a redução de 15% de m3/RNE (metros cúbicos por quartos ocupados);

Energia: possuir 100% dos empreendimentos usando energias renováveis até 2025, além de ter 10% de redução de kWh/RNE (kilowatt-hora/quarto ocupado) até 2028;

Plástico: trocar embalagens de amenities em miniatura por dispensers reutilizáveis, além de eliminar recipientes plásticos de uso único em todos os hotéis até o final do ano;

Resíduos: ter 100% dos hotéis executando o programa de pesagem do lixo gerado até 2024;

Social: ter uma demografia interna mais diversa e inclusiva do que a sociedade em que estamos inseridos. Além disso, por meio do projeto Infância Livre, arrecadar R$ 250 mil em doações para a Childhood Brasil;

Governança: implementar o app para investidores, além do portal já existente, bem como um plano de mitigação de riscos para todos os hotéis. O objetivo é também lançar um documento único que contemple todos as normas, manuais e políticas da administradora.

O Aja agrega todas as iniciativas ambientais, sociais e de governança realizadas pela Atlantica que contribuem para construir um mundo no qual ações falem mais alto que palavras. Ao todo, são organizados 10 projetos em três frentes: Aja pelo Planeta (energia, água e resíduos); Aja pelas Pessoas (desenvolvimento de pessoas, diversidade e causa social); e Aja pelos nossos Valores (transparência e informações acessíveis). Mais informações podem ser acessadas no link.

(*) Crédito da foto: OleksandrPidvalnyi/Pixabay