De acordo com a ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico), o Brasil pode perder 40% de disponibilidade de água até 2040. Para evitar desperdícios, a Atlantica Hospitality International implantou um novo projeto em sua agenda ESG. O Água na Medida é um programa com metas de curto e médio prazo, que visa reduzir o consumo em seus hotéis administrados.

A medida é mais uma das iniciativas do Aja — programa ESG da operadora hoteleira. Flávia Buiati, VP Financeira e Jurídica da Atlantica e embaixadora do projeto, são consumidos por ano, em todos os empreendimentos, mais de 1,6 bilhões de litros de água.

“Encontrar maneiras efetivas para cuidar do consumo da água é de extrema importância para todos: sociedade, meio ambiente e negócios, afinal, este compromisso não é uma escolha, mas sim uma necessidade. Por isso, a Atlantica tem sua estratégia de sustentabilidade bem definida, com ambições e metas claras, tanto nas frentes ambientais, quanto nas sociais e de governança”, explica Flávia.

O objetivo do projeto Água na Medida, estipulado para 2023, foi alcançado pela administradora: 100% dos hotéis administrados pela rede concluíram seus planos de redução do consumo de água. Além disso, a maior parte dos empreendimentos integrantes da ação já começou a implantar as medidas mapeadas. Portanto, a expectativa é ter os resultados mensuráveis ainda em 2024.

No ano passado, a operadora também avançou na redução do descarte de resíduos plásticos após a adoção de políticas plastic free. A rede evitou que 9,6 toneladas do material fossem direcionadas ao meio ambiente, e atualmente 72% de suas unidades utilizam amenities em formato de dispensers.

Medidas

Para atingir esses resultados, a administradora realizou um levantamento das instalações em cada um dos empreendimentos para permitir a identificação de oportunidades em diminuir o uso excessivo de água. Esses diagnósticos envolveram a medição do consumo por área e por processo; a medição de pressão e vazão de torneiras, chuveiros e vasos sanitários; além da instalação de equipamentos para evitar o desperdício.

A Atlantica também empregou uma ferramenta que permitiu a correlação do consumo de água com a ocupação dos hotéis, possibilitando a identificação de oportunidades de intervenção. Como medida complementar, também são realizadas auditorias independentes nos empreendimentos para a verificação da eficiência do sistema hidráulico das unidades.

“A Atlantica pretende reduzir o consumo de água nos empreendimentos administrados em 15% de m3/RNE (metros cúbicos por quarto ocupado) até 2028, somado ao objetivo de ter 100% deles usando energia renovável até 2025 e eliminar ou substituir o uso de plásticos de uso único por itens recicláveis ou reutilizáveis ainda esse ano” completa Mark Campbell, diretor de Produtos e Serviços Técnicos da Atlantica, quem lidera os projetos ambientais da empresa.

(*) Crédito da foto: Freepik