Dentro de qualquer agenda ESG (Environmental, Social and Governance), políticas plastic free são partes fundamentais para escalar boas práticas ambientais. Comprometida em estreitar cada vez mais seu compromisso com a sustentabilidade, a Atlantica Hospitality International fez avanços consideráveis na redução de descarte de plástico em suas unidades.

A operadora hoteleira reduziu o descarte de mais de 9,6 toneladas de plástico em seus hotéis. Hoje, 72% dos empreendimentos administrados pela Atlantica já substituíram seus amenities de plástico por dispensers.

A diminuição dos resíduos plásticos faz parte do Aja, programa com uma série de iniciativas ESG, que objetivam atingir resultados significativos na sociedade e meio ambiente através de suas ações.

O resíduo plástico é considerado o tipo de poluente mais encontrado nas águas do planeta, correspondendo a 48,5% dos materiais que vazam para os mares, segundo dados do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2022. O levantamento ainda ressalta que a geração de resíduos plásticos nas cidades brasileiras foi de 13,7 milhões de toneladas em 2022, ou 64 quilos (kg) por pessoa no ano.

“Em um mundo onde a sustentabilidade se tornou uma prioridade inegociável, o setor hoteleiro não pode mais ser mero espectador. Os princípios da agenda ESG já fazem parte da realidade da Atlantica há anos e com o Aja, estamos moldando o futuro da hospitalidade, não apenas oferecendo estadias memoráveis, mas também construindo um legado de sustentabilidade para as gerações futuras”, explica Flávia Buiati, VP financeira e jurídica da Atlantica e embaixadora do Programa.

Uso de energia limpa

Atualmente, 50% dos hotéis da administradora já contrataram fontes de energia limpa e a meta é atingir 100% até 2025. Além disso, a empresa possui outras iniciativas em curso que visam a redução do consumo de água em 15% em todos os empreendimentos, sem contar que 70% das unidades já executaram diagnósticos técnicos profissionais para a redução de consumo de energia.

(*) Crédito da foto: jannerboy62/Unsplash