Milhões de pessoas recorrem ao TikTok diariamente para planejar suas próximas férias. Assim, companhias aéreas, profissionais de marketing de destinos e hotéis criam vídeos curtos na plataforma para influenciar as decisões finais de reserva. Mais de 60% dos usuários na Alemanha, Áustria e Suíça, por exemplo, afirmam que estão propensos a reservar uma viagem com base em recomendações vistas no aplicativo, de acordo com Stuart Flint, responsável pelas soluções globais de negócios do TikTok para a Europa e Israel.

Em conversa com o Skift, ele discutiu as comunidades específicas da plataforma, os testes de vídeos mais longos e formatos horizontais do TikTok, as dificuldades de algumas celebridades na plataforma, dicas para atrair usuários e outros temas. O executivo pontua que à medida que saíram da Covid, as pessoas começaram a pensar em viagens e queriam explorar o mundo. Neste cenário, como o TikTok estava ainda mais em evidência, as marcas passaram a vê-lo como uma importante ferramenta. “A inspiração é uma grande parte disso. Certamente, o uso da barra de pesquisa e descoberta foi uma mudança significativa na forma como as pessoas se comportam na plataforma. Então, essa peça de inspiração é ótima”, diz.

“Não compartilhamos informações sobre receitas. Mas posso dizer que temos visto marcas de viagem muito interessantes trabalhando conosco. A Booking.com é um cliente muito importante para nós. Reservas de viagens, destinos e companhias aéreas tornaram-se realmente impulsionadores do crescimento da nossa plataforma nesse setor”, complementa.

Tendências para ficar de olho

Segundo Flint, a alimentação é uma das grandes tendências que agora aproximam as comunidades. “A viagem é uma parte tão importante, mas entendemos que a segunda razão mais popular para reservar não são apenas excursões, mas comida e bebida. As pessoas adoram experimentar diferentes culturas alimentares, seja em um mercado ou em um restaurante de beco”, analisa.

A aptidão física também é uma grande comunidade em si. Algumas pessoas gostam de ter experiências de viagem onde passam um fim de semana saudável, mantendo a forma, comendo comida ótima e sem consumir álcool. Assim, isso se torna uma grande tendência.

Moda e beleza também são grandes comunidades no TikTok, porque inspiram, por exemplo, o que vestir numa ida à praia ou outro destino específico. É realmente importante para as marcas ou empresas de viagens não se associarem apenas a uma vertical de viagem. É preciso estar presente em todas essas áreas e ter conversas com usuários que estão inspirando essas viagens. Todas essas comunidades ajudarão a impulsionar qualquer decisão inspiradora de viagem ou compra que possam fazer.

Flint reforça que o que está acontecendo é que pessoas criativas estão se tornando cada vez mais populares e gerando valor. “Eles estão quase se tornando celebridades por si mesmos. Costumavam ser chamados de influenciadores, mas acho que eles não existem mais. Acredito que o efeito de celebridade em nossa plataforma não está presente”, explica.

Vídeos mais longos e novos formatos

Sobre novos formados e recursos na plataforma, Flint pontuou que a empresa segue fazendo testes. “Atualmente, estamos testando a ideia de mover e girar o telefone 90 graus e fazê-lo em formato paisagem em vez de vertical. A ideia é dar um ponto de diferença para os criadores e tornar a experiência agradável”, comenta.

Sobre possíveis reservas de viagens na aplicativo, o executivo diz que é preciso aguardar o momento certo. “Vemos o comércio como uma parte realmente importante de nosso crescimento. O comércio será enorme. É fascinante como as pessoas interagem não apenas com conteúdo de vídeo e outros usuários, mas também como fazem compras com base nessas influências em uma recomendação de pessoa para pessoa”, endossa.

Algo de que os órgãos de turismo gostaram no TikTok é que eles podem direcionar o tráfego para lugares escondidos sem precisar de uma grande base de seguidores. “Isso é realmente a tendência de ‘dicas de viagem’, na qual as pessoas estão dando recomendações de alternativas. Por exemplo, não pense na Coreia porque é bastante caro ir lá agora e o voo é caro. Vá para Taipei em vez disso. Você terá uma experiência fenomenal, tanto em termos de culinária, quanto de cultura e arquitetura”, finaliza Flint.

(*) Crédito da foto: nikuga/Pixabay