Em tempos de crises de nível global, promover o turismo sustentável se tornou responsabilidade de toda a indústria de viagens. Por outro lado, muitas empresas e destinos ainda têm dificuldades de envolver os viajantes em suas práticas ESG (Environmental, Social and Governance) para gerar conexão e conscientização. Com o objetivo de descomplicar o marketing de sustentabilidade, Ana Duék, jornalista especializada no assunto, está lançando o curso online Comunicação e Marketing de Sustentabilidade no Turismo.

As aulas acontecem online nos dias 9, 11, 23 e 25 de abril e as inscrições podem ser feitas no link. A ideia é auxiliar profissionais do turismo a desenvolverem uma comunicação mais ética, transparente, humana e inclusiva com seus públicos sobre a importância das práticas sustentáveis. De acordo com o relatório Sustainability Marketing Skills Gap Report 2023, desenvolvido pelo The Chartered Institute of Marketing, 40% dos profissionais de marketing acreditam não possuir qualificações de comunicação adequadas em relação à sustentabilidade.

“O cenário que temos hoje no turismo é de muitas empresas fazendo greenwashing e se posicionando como sustentáveis, quando não fazem quase nada para isso, enquanto companhias super responsáveis têm se silenciado (em um processo que chamamos de greenhushing), muitas vezes com medo de parecer que estão mentindo ou exagerando”, explica Ana.

Dados de sustentabilidade

A última edição do Relatório Booking de Viagens Sustentáveis mostrou que 74% dos viajantes acreditam que as empresas precisam oferecer mais opções e 39% não confiam em companhias que se dizem sustentáveis, sinalizando que a necessidade de melhorar a comunicação entre as marcas e o cliente é urgente.

O curso desenvolvido por Ana trará ferramentas práticas e inspirações para profissionais do turismo, empreendedores e comunicadores desenvolverem suas próprias estratégias de marketing sustentável diretamente alinhadas às ações de sustentabilidade da empresa ou destino.

“Mais do que nunca, precisamos não só avançar nas nossas ações e práticas de sustentabilidade, mas também compreender que nossa comunicação precisa caminhar sempre junto com estas ações com o objetivo de conscientizar, construir confiança, mudar comportamentos e multiplicar impactos positivos”, finaliza a especialista.

(*) Crédito da foto: Divulgação