Lançado em 2022, o Hotel Sustainability Basics foi pensado para ser uma lista de diretrizes de boas práticas de sustentabilidade para a hotelaria. Desenvolvidos pelo WTTC (World Travel & Tourism Council), os requisitos foram absorvidos por parte do setor, colocando a agenda ESG em alta em 2023. De acordo com levantamento da entidade, o primeiro ano da iniciativa termina com bons resultados, com mais de 1,3 mil empreendimentos verificados em cerca de 30 países.

O Hotel Sustainability Basics é um programa independente de verificação de sustentabilidade global, supervisionado por verificadores reconhecidos internacionalmente, Green Key e SGS. O objetivo é que os hotéis de todo o mundo, independentemente da sua dimensão, sigam um cronograma de 12 passos para reduzir as emissões de carbono, proteger e promover a natureza e garantir que as comunidades locais se beneficiem das atividades hoteleiras.

“Ao olharmos para o futuro, o nosso foco continua a ser o fortalecimento destes esforços, garantindo que cada passo que damos nos aproxima de uma visão unificada de sustentabilidade na hotelaria. O Hotel Sustainability Basics ganhou força em seu primeiro ano e esperamos que mais milhares de propriedades adotem a iniciativa ao longo de 2024”, diz Julia Simpson, presidente do WTTC.

As diretrizes foram adotadas por uma série de grandes marcas hoteleiras, como Jin Jiang, com mais de 10 mil hotéis, além das gigantes Louvre Hotel Group e o Radisson Hotel Group. No seu primeiro ano, o Hotel Sustainability Basics foi ainda endossado por vários destinos, como Colômbia, Abu Dhabi, Azerbaijão, México e Equador.

Hotel Sustainability Basics

As diretrizes são baseadas em 12 critérios, agrupados em três áreas:

  • Eficiência: inclui medir e reduzir o consumo de energia e água, resíduos e emissões de carbono.
  • Planeta: inclui ações fundamentais para a proteção do ambiente, como a substituição de plásticos descartáveis ​​por melhores alternativas, um programa de reutilização de roupa de roupa de cama, o aumento da utilização de produtos de limpeza verdes certificados ou a existência de opções de menu vegetariano.
  • Pessoas: inclui ações que os hotéis devem tomar para garantir uma contribuição positiva às comunidades onde estão localizados e iniciativas para reduzir as desigualdades.

(*) Crédito da foto: Freepik