De acordo com dados divulgados pelo Observatório de Turismo e Eventos da Prefeitura de São Paulo, os hotéis da cidade atingiram 77% de ocupação em março, a melhor média para o período em cinco anos. O mês foi marcado por grandes eventos na capital paulista, como shows da banda Coldplay, o festival Lollapalooza e a primeira corrida de Fórmula E, aponta a Folha.

No recorte trimestral, a ocupação hoteleira média ficou em 61,47% nos três primeiros meses de 2023, superando em 8% o volume atingido no mesmo período de 2022, demonstrando o movimento de recuperação das viagens. O levantamento do órgão destaca ainda, que no primeiro trimestre, os terminais rodoviários Tietê, Barra Funda e Jabaquara receberam 600 mil passageiros a mais do que no ano passado.

O número de pessoas que desembarcaram nesses terminais passou de 3,1 milhões, entre janeiro e março de 2022, para cerca de 3,7 milhões no início deste ano. “Os impactos no mercado são muito positivos, porém o que nos deixa mais satisfeitos com a estratégia de atração de eventos é a geração de empregos”, afirma Gustavo Pires, presidente da SPTuris (São Paulo Turismo), citando o saldo de mais de 8 mil vagas de emprego geradas pelo setor em São Paulo no trimestre, segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

Desempenho da hotelaria

O bom resultado da hotelaria em março já estava previsto, de certa forma. De acordo com dados da OTA Insight, divulgados ainda em fevereiro, o setor estava com excelentes perspectivas para o mês seguinte, devido à demanda bastante acima do usual, trazida pelos eventos.

“É interessante notar que, como esses eventos são realizados em diversos bairros de São Paulo, a demanda também tem se espalhado bastante pela cidade”, comenta Ricardo Souza, Lead Team da OTA Insight na América Latina.

Com a demanda subindo, o levantamento observou que os hotéis começaram a subir as tarifas para o mês, com picos de diárias entre 10 e 28 de março.

(*) Crédito da capa: renan/Unsplash