ILTM: 2º dia reforça natureza de negócios da feira
9 de maio de 2024ILTM: Pousada Estrela D’Água comemora alta temporada de casa cheia
Ao contrário do que muitos hoteleiros se queixaram, a Pousada Estrela D’Água registrou um primeiro trimestre de bons resultados, impulsionados por uma alta temporada de casa cheia. Presente na ILTM, Victória Figueiredo, representante internacional de Vendas da propriedade, destacou a ocupação de 90% em janeiro como um catalisador dos números.
“Acredito que estamos na contramão neste caso. Não sei se foi a decoração especial que fizemos em nossa praia este ano, mas tivemos a casa cheia no Réveillon como nunca”, revelou a executiva em entrevista à reportagem do Hotelier News.
Sobre a demanda de estrangeiros, Victória afirmou que, antes da pandemia, os hóspedes internacionais representavam cerca de 7% da ocupação da pousada. No primeiro trimestre de 2024, houve um incremento de 3% frente ao mesmo período de 2023. “Os clientes de outros países já são quase 10% da nossa ocupação”.
Casamentos como estratégia
Trancoso (BA) é um destination wedding consolidado no país. Com um calendário minguado de feriados, a Pousada Estrela D’Água aposta neste nicho de mercado para suprir possíveis quedas de demanda ao longo do ano.
“Casamentos em Trancoso significa casa cheia. Também atuamos em parceria com agentes de viagens e vamos participar de seis feiras internacionais durante o período de baixa temporada”, finalizou a executiva.
Filha da Lua apresenta novo hotel voltado para o kitesurf
Após o fim das conferências, a ILTM iniciou suas tradicionais press roundtables. Com a presença de hotéis nacionais e internacionais, as rodadas com jornalistas especializados finalizaram a programação da 13ª edição da feira de turismo de luxo.
Durante o evento, o Filha da Lua Group apresentou sua nova propriedade, o Filho do Vento Kite Lodge, voltado para amantes do kitesurf. Aberto em dezembro de 2023, o empreendimento está localizado em um dos principais pontos de prática do esporte no Brasil, a Barra do Cunhaú, a 25 minutos do centro de Pipa (RN).
Com 14 suítes divididas em três categorias, o Filho do Vento Kite Lodge conta com acomodações de 55 metros quadrados (m²), com varandas e amenities veganas. Na gastronomia, o hotel possui uma filial do Cicchetti, restaurante do grupo que possui três unidades na região, com foco em frutos do mar.
Reforçando seu potencial para esportes e bem-estar, o empreendimento oferece aulas de ioga, massagens, aulas de capoeira angolana, sessões de sound healing, entre outras atividades, e, claro, aulas de kitesurf.
Performance
Além do Filho do Vento Kite Lodge, o grupo ainda conta com as propriedades Filha da Lua Eco Lodge e Sempre Vivo Hotel. Aberto em 2020, o Filha da Lua tornou-se um empreendimento consolidado em Pipa, mesmo com sua inauguração em plena pandemia.
Segundo Bjorn Bonnes, diretor Comercial do grupo, o mês de maio é de baixa demanda por conta das chuvas na região, mas salienta que a demanda estrangeira voltou com força. “Os brasileiros retomaram suas viagens internacionais, mas recebemos muitos hóspedes de fora de destinos como França, Alemanha, Inglaterra, Itália e Paraguai”.
Bonnes reforçou que a conexão do Ceará com a Europa facilita a absorção desse público. Por outro lado, o Filha também recebe demandas do próprio Nordeste, como hóspedes de João Pessoa. “A performance está crescendo. O turista estrangeiro vem ao Brasil e fica cerca de duas semanas para conhecer outros destinos, como o Rio de Janeiro”.
Lukasz Stanislawczyk, diretor geral do hotel, contou que o Réveillon 2024 foi abaixo do ano anterior, mas que a demanda voltou a subir com a passagem da virada. “A partir do dia 2 de janeiro a demanda retornou. E o mesmo aconteceu com o Carnaval”.
A ILTM está apoiando as escolas Hello Pipa e Hello Barra, ambas criadas pelo grupo Filha da Lua e localizadas na região de Pipa. Todos os participantes da feira foram convidados a doarem livros de inglês e de literatura, e camisetas para crianças e adolescentes de seis a 16 anos atendidas pelas duas instituições, que atendem 570 pessoas, entre crianças, jovens e adultos.
Hyatt Hotels reforça compromisso com crescimento nos segmentos de luxo e lifestyle
Dando sequência à programação, o Hyatt Hotels levou três executivos à ILTM este ano. Com a presença de Robert Martinez, diretor de Comunicação da Inclusive Collection; Katie Johnson, vice-presidente Global de Marca da Independent Collection e Tristan Dowell, vice-presidente de Lazer, Luxo e Lifestyle, a rede destacou seu interesse na América Latina.
“Queremos mostrar onde estamos e aonde queremos chegar. Estamos ansiosos para compartilhar nossos empreendimentos de luxo e lifestyle. O ano de 2019 foi a última vez que estivemos aqui, na época com 46 hotéis na América Latina”, iniciou Martinez.
Atualmente, cerca de 7% do portfólio do Hyatt é voltado ao segmento lifestyle. Segundo Dowell, esta é a direção que a rede pretende seguir em seus planos de expansão. “A América Latina é um de nossos melhores mercados e temos a estratégia de crescer e dobrar nosso portfólio de luxo e lifestyle pelo mundo. Estamos ansiosos também para dar mais opções aos nossos membros World of Hyatt para experienciar nossas marcas”.
ESG como diretriz de luxo
Os executivos ainda destacaram as práticas ESG como pilares do luxo e lifestyle. Segundo Dowell, o Hyatt coloca as pessoas na ponta de suas preocupações, assim como sua oferta de wellness. “Os últimos anos foram traumáticos, com pandemia e muitas coisas acontecendo no mundo. Hoje, as pessoas buscam por experiências imersivas, em contato com a natureza. O luxo e o lifestyle falam sobre isso”.
O vice-presidente pontuou o crescente interesse por suites e villas, assim como a demanda por empreendimentos all inclusive. No ESG, Dowell disse que o Hyatt possui políticas que beneficiam as comunidades locais como uma forma de devolver aos destinos e às pessoas os serviços prestados.
Por fim, os convidados abordaram o crescimento de portfólio com a aquisição dos empreendimentos boutique da Mr & Mrs Smith. “Mostra o nosso comprometimento em promover experiências e dar mais opções aos nossos membros”, disse Martinez.
13ª edição é a maior da história da feira na América Latina
Aberta ontem (8), a 13ª edição da ILTM teve um segundo dia movimentado na Fundação Bienal, em São Paulo. Após conferências de redes como Hilton Hotels, Belmond e Minor Hotels, a programação de hoje (9) foi iniciada com algumas palavras de Simon Mayle, diretor da feira de luxo.
De acordo com o executivo, esta é a maior edição do evento, com 430 expositores do mundo inteiro. “Reunimos os melhores hotéis, cruzeiros e operadores do globo. E eles vêm de todos os locais”, destacou Mayle.
O diretor ainda enalteceu a participação de propriedades brasileiras na feira, representando a hotelaria de luxo nacional. “Temos os melhores hotéis do Brasil, o que me deixa muito orgulhoso”, declarou.
Participaram do evento 430 agentes de viagens de luxo da América Latina, oriundos de 50 cidades latino-americanas de 13 países, como México, Argentina, Peru, Chile, Colômbia, Uruguai e Paraguai. Falando do Brasil, os profissionais se deslocaram de mais de 20 municípios, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Blumenau.
Fomento de negócios
Mayle ressaltou a natureza corporativa da ILTM, que nesta edição realizou 23,6 mil reuniões de 15 minutos, com aumento de 23% frente ao ano anterior. “Nosso evento é muito exclusivo, pois é focado em negócios e relacionamento”.
Sempre em busca de novos agentes para integrar a feira, o diretor pontuou que a ILTM possui um time dedicado a procurar sempre renovar os participantes convidados. “Hotéis do Japão que estiveram aqui, por exemplo, não terão outra oportunidade como esta de conhecer agentes latino-americanos e entender o comportamento deste viajante”.
(*) Crédito das fotos: Nayara Matteis/Hotelier News