Março promete para a hotelaria paulista
7 de fevereiro de 2023Talvez você já esteja devidamente antenado, mas, caso contrário, ainda dá tempo para se programar e precificar corretamente suas tarifas. O fato concreto é que a hotelaria paulista tem perspectivas excelentes para março, que já apresenta uma demanda bastante acima do usual. E a razão não poderia ser outra: eventos.
Um grande festival de música, uma banda estourada em tour mundial, três feiras e um concurso público prometem lotar a cidade ao longo de todo o mês. Dados da OTA Insight mostram que São Paulo deve registrar quase 20 dias consecutivos de elevada demanda hoteleira (veja gráfico abaixo).
“Março terá picos de demanda que se aproximam dos padrões do período F1 de 2022, que foi histórico“, comenta Ricardo Souza, Lead Team da OTA Insight na América Latina, em contato com a reportagem do Hotelier News. “O pico de movimento começa na semana do dia 13, que terá duas feiras simultâneas e quatro shows do Coldplay”, completa.
Juntas, as duas feiras desta semana específica (ExpoRevestir e InovaPlastic) devem reunir um público estimado de quase 100 mil pessoas. Enquanto isso, após os cancelamentos anunciados no ano passado, os shows da banda britânica também têm atraído um número bastante grande de turistas.
Eventos confirmados:
- Coldplay: 10, 11, 13, 14, 17 e 18 de março
- Expo Revestir: de 14 a 17 de março
- Inova Plastic: de 14 a 17 de março
- Lollapalooza Brasil: de 24 a 26 de março
- Hair Brasil: de 25 a 28 de março
“É interessante notar que, como esses eventos serão realizados em diversos bairros de São Paulo, a demanda também tem se espalhado bastante pela cidade”, comenta Souza. “Pelo que vemos em nossa plataforma, o Nordeste está vindo em peso para a capital paulista, visto que Recife, Fortaleza e Brasília lideram as buscas por voo para o período”, completa.
Preços
Com a demanda nas alturas, os hotéis paulistas corretamente estão elevando o tarifário. Segundo Souza, o mês apresenta um pico no nível de preços públicos no período de 10 a 28 de março. “Ao todo, São Paulo terá nove dias com mais de R$ 700 de diária média pública neste intervalo de tempo”, comenta o executivo da OTA Insight.
Para se ter ideia, o setor fechou dezembro do ano passado, segundo dados do FOHB, com diária média de R$ 402. Em novembro, mês de realização do Grande Prêmio de F1, a tarifa média na cidade foi de R$ 498,83. Por fim, em 2022 como um todo, o indicador atingiu uma média de R$ 377,04. Esses números ajudam a ressaltar as boas perspectivas para a hotelaria paulista ao longo de março.
(*) Crédito da foto: Divulgação/Lollapalooza
(**) Crédito do infográfico: Divulgação/OTA Insight