É fato: o Rio de Janeiro é um dos destinos mais buscados do Brasil ao longo de todo o ano, principalmente em épocas de festividades, como o Carnaval. De acordo com levantamento do HotéisRIO (Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro), que já apontava alta movimentação para o período, a ocupação para a folia, de 10 a 13 de fevereiro, segue crescendo, e atualmente está em 74,52%, podendo chegar até 85%.

Em entrevista ao Hotelier News, Alfredo Lopes, presidente do HotéisRIO, falou sobre a projeção. “O Rio de Janeiro iniciou 2024 com um robusto calendário de eventos dos mais variados tipos, como Rock In Rio, reunião do G20, o Masters Tennis, além de shows e congressos. Tem tudo para ser um ano muito promissor, principalmente porque, além disso, também temos forte diversidade de pontos turísticos, históricos, gastronomia e uma orla belíssima. Considerando esses fatores, acredito que a ocupação possa crescer ainda mais até o Carnaval”, diz.

Por outro lado, as previsões nem sempre se concretizam. No Réveillon carioca, por exemplo, a projeção era de que a ocupação atingisse pico de 95%, mas o indicador ficou abaixo do esperado, em 87,13%. “Final de ano é uma época em que as pessoas param para planejar as despesas dos meses seguintes e, além disso, há preocupações em relação à segurança, já que muitas vezes o Rio é divulgado como uma cidade violenta. Para o Carnaval, a segurança será reforçada para garantir uma festa tranquila para todos. Sobre a questão econômica, obviamente também ainda é uma preocupação, mas os números têm mostrado que o turista não vai se privar de curtir a festa”, pontua.

Entre os bairros mais procurados da cidade estão: Ipanema/Leblon (80,56%), Copacabana/Leme (78,79%), Flamengo/Botafogo (76,18%), Centro (69,10%) e Barra/Receio/São Conrado (68,48%).

Carnaval encerra alta temporada forte

O Carnaval carioca marca o fim da alta temporada e, sobre o período, Lopes destaca que a performance foi extremamente positiva para a hotelaria. “Recebemos um turismo de qualidade, com muitas atracações no porto. Além disso, o Rio de Janeiro tem uma vantagem: atrai muitos turistas de estados vizinhos, o que estimula bastante o turismo rodoviário, o que é ótimo, se considerarmos o alto preço das passagens aéreas”, ressalta.

“No período, também tivemos ótimo volume de turistas internacionais, principalmente argentinos, mesmo com a instabilidade econômica do país. Também observamos a forte de presença de norte-americanos e europeus, e acredito que essa reunião do G20 vai colocar um foco a mais no Rio, assim como foram as Olimpíadas. Vai contribuir muito para elevar o fluxo turístico”, finaliza.

(*) Crédito da foto: Poswiecie/Pixabay