Com o período de folia chegando, a expectativa pelo aumento no movimento turístico começa a tomar forma. A HotéisRIO divulgou hoje (15) a primeira prévia da pesquisa de ocupação hoteleira para o feriado de Carnaval 2024.

Segundo o levantamento, a rede hoteleira do município do Rio de Janeiro apresenta uma média de 67,28% de quartos reservados para o período da festividade, e a expectativa é que a ocupação atinja números ainda maiores. O presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, demonstra otimismo para a movimentação no período.

“Essa ocupação tende a subir porque o mercado nacional começa a reagir.  No início do ano, as pessoas têm muitas despesas com IPTU, IPVA e material escolar e acabam postergando as decisões eletivas. Mas o Rio de Janeiro tem uma alta capacidade de atração que nos fará alcançar mais de 90% de ocupação durante o Carnaval”, afirma Lopes.

Histórico

Em 2023, o Carnaval carioca atingiu uma ocupação média de 95,54%, com destaque para a região de Ipanema e do Leblon, onde os quartos ocupados chegaram a 98,17%, de acordo com pesquisa realizada pela associação.

Os números do Réveillon também foram positivos. De acordo com um levantamento da HotéisRIO, o indicador chegou a marca de 87,13% no dia 31 de dezembro para o dia 1º de janeiro. Apesar do bom resultado, a ocupação para o período ficou abaixo do registrado na virada de 2022 para 2023 (92,51%).

A Windsor Hotéis esperava 100% de ocupação na virada, e de acordo com o levantamento da rede carioca, a região da Barra da Tijuca é a segunda mais procurada em relação à hospedagem, com 66,62%, atrás de Copacabana/Leme (71,85%).

(*) Crédito da foto: Fernando Maia/Riotur