Como já era esperado, o Réveillon no Rio de Janeiro foi de casa cheia. O último levantamento do HotéisRIO (Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro), antes da noite da virada, apontava 81,5% de ocupação para o período na capital fluminense, todavia, o indicador chegou a marca de 87,13% do dia 31 de dezembro de 2023 para o dia 1º de janeiro de 2024.

As regiões mais procuradas pelos turistas foram Ipanema/Leblon (95%), Barra da Tijuca/Recreio/Jacarepaguá (89%) e Leme/Copacabana (88%), seguidas de Flamengo/Botafogo (84%) e Centro (79%).

Para o presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, a união de autoridades do poder público com o setor privado é o segredo do sucesso da festa carioca. “Segurança e organização são componentes essenciais para conseguir atrair turistas e realizar uma festa espetacular, à altura das expectativas de cariocas e visitantes”.

2022 x 2023

Ainda que o desempenho hoteleiro tenha sido positivo, o indicador de ocupação ficou abaixo do registrado no ano passado. No Réveillon que marcou a passagem de 2022 para 2023, a hotelaria carioca teve 92,51% dos seus quartos ocupados na noite da virada.

O Ano Novo em Copacabana contou com 12 minutos de sua tradicional queima de fogos este ano, além de outros 10 pontos de festa na Cidade Maravilhosa, com apresentações de artistas como Ludmilla, Luísa Sonza, Belo e Detonautas.

De acordo com estimativas da prefeitura do Rio, o Réveillon pode ter movimentado cerca de R$ 3 bilhões na economia do município — 15% acima do arrecadado na virada do ano passado.

(*) Crédito da foto: Pedro Kirilos/HotéisRIO