Levantamento divulgado ontem (28), no final do dia, pelo HotéisRIO confirmou que o Réveillon na capital fluminense deverá ser de hotéis lotados. A expectativa é de que a ocupação, no final de semana da virada de ano, seja de 95%, superando a marca do ano passado, que ficou em 92,51%. Até o momento, as reservas estão em 81,5% na capital. No interior, o índice está em 91,1%. Em 8 de dezembro, o indicador estava em 61,1%.

Alfredo Lopes, presidente do HotéisRIO, diz que a união de autoridades do poder público com o setor privado é o segredo para os bons números da festa carioca. “Segurança é um componente essencial para um estado que respira turismo, uma indústria fundamental para o desenvolvimento da economia da cidade do Rio de Janeiro, com mais de 700 meios de hospedagens, 45 mil quartos e que gera mais de 100 mil postos de trabalho. Os resultados são animadores e nos dão a certeza de que teremos uma festa espetacular, à altura das expectativas de cariocas e turistas”, destaca.

Para o final de semana do Réveillon, a segurança foi reforçada. A Polícia Militar anunciou aumento no efetivo policial. Serão 8,6 mil policiais atuando na virada, alta de 18% em relação ao ano passado. Destes, 2,9 mil ficarão só na praia de Copacabana, aumento de 11%. Haverá pontos de controle e detectores de metais para apreensão de objetos cortantes, drones e 61 plataformas de observação.

“As câmeras, que funcionarão integradas ao Centro Integrado de Comando e Controle, representam um grande apoio à segurança do evento. Elas permitirão identificar pessoas com mandados de prisão em aberto nos locais monitorados, garantindo melhor tempo de reação das autoridades policiais”, explica o coronel Marco Andrade, porta-voz da Polícia Militar do Rio de Janeiro.

Expectativas da hotelaria

Para o Réveillon, a Windsor Hotéis espera 100% de ocupação. De acordo com o levantamento da rede carioca, a região da Barra da Tijuca é a segunda mais procurada em relação à hospedagem, com 66,62%, atrás de Copacabana/Leme (71,85%). Os quatro hotéis da companhia na Zona Oeste já registram bons números e esperam lotação máxima.

“Estamos com a expectativa muito grande para o Réveillon nos hotéis da Windsor no Rio de Janeiro, incluindo a Barra da Tijuca, onde teremos queima de fogos em duas das quatro unidades da região. Esperamos ocupação total em relação à hospedagem, mas também nas festas, que já são tradicionais na cidade”, diz Vitor Almeida, gerente de Marketing da Windsor Hotéis.

Quem participar do famoso Réveillon de Copacabana presenciará um espetáculo com 12 minutos de fogos de artifício, disparados por 10 balsas e regidos por uma orquestra sinfônica. Ronnie Costa, presidente da Riotur, ressalta a importância da festa para o turismo carioca. “O Réveillon passado já foi ótimo, uma festa muito bonita, com muita ordem e segurança. A deste ano também será, graças à união de todas as autoridades”, finaliza.

(*) Crédito da foto: Fernando Maia/Prefeitura do Rio