Uma das datas mais aguardadas dentro do calendário turístico do Rio de Janeiro, o Réveillon 2023/2024 promete movimentar a hotelaria carioca. Em seu segundo levantamento para a data, o HotéisRIO revela que metade dos quartos de hotéis na capital fluminense já estão reservados.

De acordo com o estudo, a ocupação na Cidade Maravilhosa se encontra em 61,84%. A primeira prévia (54,74%), divulgada em 9 de novembro, até o momento, o indicador deu um salto de sete pontos percentuais.

“O Rio de Janeiro é muito procurado porque é a opção perfeita, pois atende todos os tipos de público. Além do maior Réveillon do mundo, a cidade oferece excelentes opções de lazer em um ambiente de beleza natural sem paralelo, combinadas com uma gastronomia de qualidade internacional e uma cultura ímpar. O visitante pode desfrutar disso tudo hospedado na mais moderna rede hoteleira da América Latina”, afirma Alfredo Lopes, presidente do HotéisRIO.

Dentre os bairros mais procurados por visitantes, se destacam as regiões Leme/Copacabana, com 71,85%, Barra da Tijuca/Recreio dos Bandeirantes/São Conrado (66,62%) e Ipanema/Leblon (66,07%).

Segundo os hoteleiros ouvidos pela pesquisa, as reservas para as ceias oferecidas pelos hotéis já ultrapassaram 50% e devem chegar a 100% até o dia da festa.

Sequência de bons resultados

O segundo semestre tem sido um grande catalisador de demanda para o Rio de Janeiro. Além de uma sequência de feriados, a cidade ainda recebeu importantes eventos, como a final da Conmebol Libertadores, show da banda Red Hot Chilli Peppers e as apresentações da cantora Taylor Swift.

Recentemente, Gustavo Tutuca, secretário estadual de Turismo, declarou que o governo do Rio pretende elevar a participação do setor no PIB (Produto Interno Bruto) do estado nos próximos 10 anos. Com metas ambiciosas, a pasta prevê um crescimento de 5% para 12%.

(*) Crédito da foto: Pedro Kirilos/HotéisRIO