Novos capítulos do setor aéreo do Rio de Janeiro se desenrolaram ontem (12). O governador Cláudio Castro se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para debater uma possível gestão compartilhada dos aeroportos Galeão e Santos Dumont. A administração dos terminais seria fruto de uma parceria entre a União, o estado e a prefeitura, diz o UOL.

De acordo com uma nota divulgada pelo governo do estado, a proposta teria partido de Rui Costa, ministro da Casa Civil. “O presidente gostou muito da ideia de uma gestão compartilhada para que, assim, a gente possa encontrar uma solução definitiva. Ainda será visto qual modelo de negócio será feito para realizar essa gestão com responsabilidade”, disse Castro no comunicado.

A situação dos aeroportos tem sido motivo de debates nos últimos meses, uma vez que a administração do Santos Dumont pela Infraero foi alvo de críticas pelo aumento no número de voos no terminal — o que provocou o esvaziamento do Galeão — administrado pela Changi – que quase deixou a concessão do aeroporto no início deste ano.

Remanejamento de voos

Tanto o estado quanto a prefeitura do Rio estudam maneiras de remanejar voos do Santos Dumont para o Galeão. Com menos operações domésticas passando pelo terminal da Ilha do Governador, o aeroporto internacional não apenas tem seu tráfego de passageiros reduzido, como também diminui sua capacidade de funcionar como um ponto de conexão aérea para voos de outros países.

Não é de hoje que Castro e Eduardo Paes, prefeito da capital fluminense, conversam sobre limitar o fluxo no Santos Dumont para revitalizar o Galeão.

(*) Crédito da foto: Domingos Peixoto/O Globo