O ministro do Turismo, Celso Sabino, reforçou o compromisso de aumentar para 10 milhões o número de visitantes internacionais que chegam ao país a cada ano até 2027. A fala tomou lugar em evento realizado para celebrar a quantia recorde que os turistas estrangeiros injetaram na economia em 2023, R$ 34,5 bilhões.

Para Sabino, a meta é possível pois, além de existir uma demanda represada no mundo, o Brasil tem melhorado o ambiente econômico, social e de responsabilidade com o meio ambiente, fatores que atraem cada vez mais o público externo. “Fechamos o ano passado com 3% de crescimento do PIB. O turismo contribuiu com 8,5%, muito acima do esperado. Retomamos o reconhecimento e o respeito a partir do mandato do presidente Lula”, aponta.

A celebração, realizada no aeroporto Galeão, no Rio de Janeiro, contou com a participação de Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos; Marcelo Freixo, presidente da Embratur; Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro; Gustavo Tutuca, secretário de Turismo do Rio, e Aloizio Mercadante, presidente do BNDES.

Costa Filho destacou o fato de o Galeão ter se tornado uma referência nessa retomada do turismo. “Sob orientação do presidente Lula, buscamos uma solução conjunta para o Galeão. Esse ano, a expectativa são mais de 14 milhões de passageiros, e eu tenho muita confiança que nesses próximos três anos o Galeão vai superar mais de 25 milhões para a gente poder fortalecer a economia do turismo, porque a cada quatro turistas que chegam ao Brasil, um emprego é gerado”, comentou o ministro.

Em 2023, o Brasil também recuperou os índices pré-pandêmicos de entrada de turistas internacionais, recebendo 6 milhões de estrangeiros. O número ficou 3% acima do estimado pela ONU Turismo e é 62,7% maior que o acumulado de 2022, de 3,6 milhões.

Caminhos para concretizar a meta

Entre ações como a participação de feiras internacionais para promover o destino Brasil, um aspecto relevante é que a estratégia está voltada aos países vizinhos.

A Embratur organizou uma recepção especial para os chilenos que chegaram no Rio para o Carnaval. O grupo foi recebido pela escola de samba Estação Primeira de Mangueira, além de chá mate e biscoitos Globo.

Em sua fala, Mercadante destacou a importância dos países vizinhos nos bons resultados do nosso turismo. “Dos cinco países de onde vieram mais turistas do Brasil, quatro são da América do Sul. Nós podemos crescer mais rápido se a gente fizer movimentos como os que estão sendo feitos hoje, de buscar mais relações com a região”, observou.

(*) Crédito da foto: Pixabay