O Rio de Janeiro não vive somente de boas projeções, mas também de bons resultados. O estado recebeu quase 1,2 milhão de turistas estrangeiros no ano de 2023, arranhando o patamar alcançado em 2019, quando recebeu 1,25 milhão de visitantes internacionais. A liderança no ranking de principais países emissores ficou com a Argentina, responsável por 30% das chegadas, totalizando 397,7 mil visitantes. O Chile ficou em segundo lugar, com 215,4 mil turistas, seguido pelos Estados Unidos, com 142,6 mil chegadas.

“Trabalhamos muito para chegar a estes números e vamos seguir firmes para melhorar ainda mais esses resultados. Temos um grandioso ano pela frente, com as atividades do G20 no Rio, e queremos receber cada vez mais visitantes. Estamos prontos para acolher pessoas de todo o mundo, que vão se encontrar no RJ e viver experiências incríveis”, declara o governador Cláudio Castro, em comunicado enviado à imprensa.

Entre os investimentos realizados pelo Governo do Rio para recuperar o setor, destaca-se o enfoque em voos internacionais e a participação em feiras de turismo e encontros estratégicos. Gustavo Tutuca, secretário de Estado de Turismo, participou da Fitur em Madrid, onde se encontrou com representantes da Organização Mundial do Turismo e fortaleceu parcerias com companhias aéreas e operadores de turismo.

O retorno de grandes eventos e a promoção das 12 regiões turísticas do RJ nos principais emissores de viajantes também contribuíram para esse êxito. O secretário projeta um ano promissor para o Aeroporto Internacional do Galeão, com a expectativa de 14 milhões de passageiros em 2024, alimentando a esperança de superar os resultados positivos de 2023.

Ranking de países emissores

Além dos três principais emissores (Argentina, Chile e Estados Unidos), a França e o Reino Unido também marcam presença, com 55,1 mil e 36,6 mil turistas, respectivamente. Portugal e Colômbia mantêm uma posição sólida na lista, com 32,2 mil e 28,8 mil turistas, enquanto a Alemanha fecha o top 8, contribuindo com 28,6 mil visitantes. Uruguai, Itália, Peru e Espanha completam o quadro.

(*) Crédito da foto: Divulgação/ SeturRJ