Uma das mudanças nos padrões de consumo da indústria de viagens é que os jovens adultos estão viajando cada vez com mais frequência e ganhando espaço no turismo. Com as gerações Y (nascidos entre 1981 e 1995) e Z (nascidos 1997 e 2012) tendo forte participação neste mercado, as empresas de viagens precisam entender mais sobre o comportamento de compra desses dois grupos, aponta nova pesquisa do Skift.

O levantamento Exploring Gen Z and Millennial Travel apresenta análises de logística de viagens desses grupos, principalmente em destinos como EUA, Reino Unido e Alemanha, mas que podem se refletir globalmente, já que à medida que a Geração Z envelhece, ganha mais poder de compra.

A pesquisa apontou diferenças importantes entre os jovens dos EUA e Europa. Os do Reino Unido e Alemanha inclinaram-se para um comportamento de viagens mais aventureiro e estavam abertos a desfrutar de mais dias de férias. Metade dos millennials norte-americanos demostrou propensão maior para viagens domésticas, com forte preferência por explorar as diversas paisagens do país, tendência que se mostrou forte no Brasil nos últimos anos, por conta de fatores como restrições impostas pela pandemia e o preço das passagens aéreas.

Conclusões

Outros fatores econômicos se somam ao alto preço das passagens, como as tarifas internacionais, podendo desempenhar papel importante na inclinação da Geração Z para as viagens domésticas. O relatório sublinha também a influência das plataformas digitais nas decisões, com 57% dos indivíduos confiando nas redes sociais para se planejar.

Instagram, YouTube e Facebook aparecem como plataformas primárias de inspiração para viagens, indicando uma mudança para meios online visuais. A Geração Z mostra clara preferência pelo TikTok e Snapchat. Além disso, há forte inclinação para as reservas diretas. Os consumidores das gerações Y e Z preferem canais online diretos para reservar voos, com a geração mais jovem mostrando maior dependência de OTAs.

Há também uma tendência para reservas de última hora e planejamento de viagens flexíveis e de curto prazo. Os hotéis continuam sendo a escolha dominante de alojamento, com os empreendimentos boutique e os aluguéis por temporada ganhando popularidade e são mais favorecidos pela Geração Z em comparação aos millennials.

Sobre fidelização, a pesquisa revela maior inclinação dos integrantes da Geração Y para programas de companhias aéreas frente à Geração Z. Ambas utilizam pontos de fidelização para reduzir despesas de viagens. A participação em programas de fidelidade de hotéis mostra uma divisão mais estreita entre as duas gerações, com um padrão consistente de envolvimento ativo.

A tecnologia e a dinâmica de trabalho revelam maior frequência de utilização de ferramentas digitais entre os millennials, refletindo variações na dependência desses recursos para o planejamento de viagens e durante elas. Os dados também destacam uma tendência significativa de viagens combinadas, com uma porcentagem mais elevada da Geração Y prolongando suas recentes viagens de negócios por lazer em comparação com a Geração Z.

Por fim, fatores sociais e econômicos indicam uma perspectiva positiva para a indústria de viagens, com as duas gerações antecipando aumento nos gastos totais nos próximos 12 meses. Os millennials apresentam otimismo ligeiramente maior em relação ao aumento de gastos. As preocupações, no entanto, dizem respeito às alterações climáticas, ao impacto do turismo nas comunidades locais e ao equilíbrio entre as responsabilidades de uma viagem e de trabalho, ressaltando a importância crescente das considerações sociais e ambientais nas decisões.

(*) Crédito da foto: creativechriatians/Unsplash