O período após a grande crise financeira de 2008-2009 até 2019 foi uma década de ouro para as OTAs. Booking Holdings e Expedia Group se beneficiaram da mudança para reservas online, consolidação do cenário de distribuição digital e ganhos de participação de mercado em relação aos hotéis. Os players se tornaram o duopólio mais poderoso das viagens online, aponta o Skift.

No entanto, as duas companhias agora enfrentam crescimento mais lento, concorrência mais acirrada e pressão aumentada sobre as margens de lucro. Booking, que registrou mais de 40% de crescimento em 2011, avançou apenas 4% em 2019. O incremento pode ser inferior a 10% na próxima década e, para evitar esse cenário, a OTA está investindo em novos nichos de atuação.

Isso porque os ventos favoráveis que impulsionaram os ganhos de participação de mercado agora estão diminuindo. Há uma competição aumentada, com novos entrantes no setor de viagens, como bancos e cartões de crédito. Além disso, marcas de hotéis mais inteligentes e tecnologicamente habilitadas estão recuperando participação. Por outro lado, a introdução de listagens orgânicas gratuitas pelo Google Hotels em março de 2021 democratizou o cenário de distribuição online: hotéis e OTAs menores agora competem diretamente com Booking e Expedia.

Obviamente, as duas empresas ainda dominam os resultados patrocinados pagos. Mas para as buscas orgânicas gratuitas, não há um único player dominante.

Novos concorrentes

As viagens online estão cada vez mais se afastando das relações diretas com o consumidor em direção ao B2B, o que se tornou uma estratégia importante para empresas como Expedia e Hopper. Após a crise financeira global, as marcas de hotéis enfrentaram uma realidade difícil: sua lenta adoção de tecnologia permitiu que as OTAs capturassem uma parcela significativa do mercado.

No entanto, em um cenário cada vez mais competitivo, as OTAs não vão simplesmente ceder participação de mercado sem lutar. A era dourada de Booking e Expedia enfrenta desafios de crescimento lento e aumento da concorrência, provocando uma batalha acirrada por participação de mercado por meio de inovação e esforços de expansão em meio a um cenário em mudança.

(*) Crédito da foto: Freepik