De olho nos viajantes preocupados com os impactos ambientais de suas hospedagens, a Booking anunciou uma mudança na maneira em que o usuário visualiza as opções mais sustentáveis para sua próxima viagem. A novidade é que agora a plataforma deve priorizar certificações de terceiros, em detrimento do antigo programa, chamado Travel Sustainable.

Antes, as propriedades interessadas poderiam se inscrever no programa, que possuía diversos níveis. Nos anúncios de hotéis participantes aparecia uma etiqueta, que aludia tanto a presença no selo quanto o nível obtido por aquele empreendimento específico, segundo informado pelo Green Lodging.

No novo modelo, quem já tiver obtido alguma certificação de terceiros receberá a etiqueta correspondente — já sem os níveis do programa antigo. Para as propriedades que possuem políticas de sustentabilidade, mas ainda não foram certificadas, as práticas continuam disponíveis na página.

Segundo dados da plataforma, já são mais de 16,5 mil listagens certificadas por diferentes instituições ao redor do mundo e a mudança tem o objetivo de incentivar mais propriedades a seguirem o mesmo caminho.

A motivação da mudança teria sido o avanço regulatório observado no campo das políticas de ESG, com especial destaque para ações que visem minimizar o impacto ambiental das atividades econômicas. A Booking ainda explica que a criação do Travel Sustainable tinha como meta principal educar operadores sobre como seria possível tornar suas acomodações mais sustentáveis. Agora, o foco é oferecer ao viajante, de maneira clara e transparente, informações que auxiliem na tomada de uma decisão mais consciente.

Vale destacar que a última edição do Relatório Booking de Viagens Sustentáveis mostrou que  39% não confiam em companhias que se dizem sustentáveis, sinalizando que a necessidade de melhorar a comunicação entre as marcas e o cliente é urgente e melhorando a atratividade de certificações emitidas por entidades vistas como mais imparciais.

WTCC e Booking

Quem compartilha o diagnóstico da Booking é o WTCC (World Travel & Tourism Council). De acordo com um levantamento da entidade, durante o primeiro ano de seu programa independente de verificação de sustentabilidade, o Hotel Sustainability Basics, foram mais de 1 mil os empreendimentos verificados. As diretrizes foram, inclusive, adotadas por grandes marcas hoteleiras como o Louvre Group, o Radisson Hotel Group e Jin Jiang.