O design de hotéis está em constante evolução, com várias tendências surgindo constantemente para mudar a aparência dos quartos ano após ano, revela o Hotel Management. Por isso, os hoteleiros precisam se manter atualizados para acompanhar as mudanças que seguem acontecendo.

Entre as principais tendências, aparece o maximalismo. Ele é caracterizado por padrões, cores e texturas ousados, de acordo com Alexandra Dray, vice-presidente de Interiores e Atendimento da Two Roads Development. “Em contraste com o minimalismo, o maximalismo enfatiza uma abordagem mais lúdica e expressiva no design”, pontua.

“Nos hotéis, isso pode ser incorporado por meio do uso de detalhes coloridos, tecidos estampados e acessórios decorativos. Essa tendência é particularmente adequada para hotéis boutique que desejam criar uma experiência única e memorável para seus hóspedes”, completa.

Outras tendências

Entre as demais tendências para o design de hotéis, estão:

Design de narrativa: o design de interiores de ter uma “narrativa que compartilhe uma perspectiva única e inexplorada”, diz Gina Leone, designer da The Society – Hospitality Design Collective. “Um espaço precisa ser mais do que visualmente atraente. Tem que ter uma alma que envolva os hóspedes do check-in ao checkout“, acrescenta.

Espaços de bem-estar: Monica Blair-Smith, associada de design sênior da Yellow Goat Design, afirma que os espaços dos hotéis estão sendo projetados como locais de descanso ou fuga do cotidiano. Os designers, ela acrescenta, estão se inspirando na natureza, usando tons calmantes, paletas monocromáticas, entre outros recursos.

Basecamps para exploração: a experiência de ficar confinado em casa por tanto tempo mudou o papel que os hotéis desempenham, como um fuga desejada para rejuvenescimento e retiro. Atualmente, os empreendimentos se tornaram mais uma base para diversão e exploração externa.

Evolução colorida: a paleta de cores do design de hotéis continua girando, com destaque para terracota e tons de lilás e ouro.

Móveis de acrílico: essa é uma tendência que está ganhando força, segundo Hitesh Patel, COO da Curve Hospitality, que está investindo em um empreendimento totalmente acrílico.

Sustentabilidade: o design ecologicamente correto, que vem ganhando força, terá crescimento gradual, conforme as pessoas vão se tornando mais ambientalmente conscientes.

Fitness centers mais expansivos: hoje, os hoteleiros reconhecem as academias como uma comodidade de destaque e, por isso, os designers estão expandindo a presença desses espaços na metragem quadrada mais desejada.

Projetos com foco na comunidade: designers e arquitetos devem considerar o impacto social de um projeto e analisar de que forma ele pode beneficiar ou prejudicar a comunidade local.

Influência da moda: o conceito de luxo furtivo ou luxo silencioso, que surgiu na moda nos últimos dois anos, está encontrando seu caminho no mundo do design de interiores.

Espaços de trabalho híbridos: uma das grandes tendências do design de hotéis é que projetar para a força de trabalho híbrida seja uma demanda, não uma solicitação, mesmo em propriedades de lazer.

Pontos de cor: as cores vibrantes estão se expandindo além dos tradicionais travesseiros e obras de arte.

Trazendo o ar livre para dentro: os designers estão incorporando produtos provenientes da natureza em todos os aspectos do design, até o piso.

Instalações de ginástica nos quartos: além dos espaços fitness expandidos, os hotéis estão incorporando elementos de ginástica como bicicletas Peloton ou esteiras nos quartos.

Tapetes coloridos: o carpete tem sido tradicionalmente colocado em cores suaves, como cinza, marrom escuro e azul escuro, mas agora a tendência é por paletas mais vibrantes.

Arte com qualidade de museu: os hoteleiros estão exibindo uma variedade crescente de arte em vários espaços com o objetivo de manter os hóspedes envolvidos nas áreas comuns.

Personalização: os hóspedes esperam que os hotéis ofereçam opções mais personalizáveis em móveis, iluminação e decoração.

Inspiração de marca: marcas conhecidas por restaurantes, casas noturnas e outras ofertas baseadas em experiência estão se mudando para o espaço de hospitalidade, incentivando designers a atender essa demanda.

Espaços multifuncionais: à medida que os quartos de hotel ficam menores e mais caros, os espaços multifuncionais estão se tornando cada vez mais populares.

Projetos regenerativos: a valorização de uma conexão natural também está levando a projetos regenerativos não apenas para os hóspedes, mas também para o meio ambiente.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Ennismore