Recentemente, o Hotelier News destacou alguns dos mais inusitados projetos arquitetônicos de hotelaria mundial. Desta vez, a Hotel Designs compilou algumas opções que estão tão fora do padrão que mais se aproximam de obras de ficção científica do que qualquer outra coisa.

Para Hamish Kilburn, editor da Hotel Designs, é como se alguém tivesse aberto as comportas para outro mundo em 2022, permitindo uma onda de ideias, conceitos e pensamentos que conectam o estranho ao maravilhoso. Os projetos destacados pela publicação nos últimos meses vão desde cidades espelhadas, empreendimentos madeireiros gigantescos e até marcas hoteleiras adentrando o metaverso.

Desenvolvimento no Mar Vermelho

O Oriente Médio é famoso por sua aposta no mercado hoteleiro de luxo e não é à toa que é o segmento que mais cresce na região. O destaque, no entanto, fica para a Arábia Saudita, que não desenvolveu apenas um hotel, mas todo um complexo imobiliário turístico. O Red Sea Project (foto de capa) pretende reunir um total de 16 hotéis de marcas internacionais e mais de 3 mil acomodações distribuídas em cinco ilhas e dois locais continentais do Mar Vermelho.

Entre as marcas já confirmadas para integrar o complexo saudita, estão: EDITION Hotels, St Regis Hotels & Resorts, Fairmont Hotel & Resorts, Raffles Hotels & Resorts, SLS Hotels & Residences, Grand Hyatt, Six Senses e Jumeirah Hotels & Resorts. Todas elas concordaram em trabalhar juntas para garantir o sucesso do destino como um todo.

Feito na natureza

Diferentemente dos demais projetos da lista, este conceito não foi desenvolvido por um estúdio de design de interiores e arquitetura famoso, muito menos de uma marca consolidada no mercado. O empreendimento, na verdade, foi idealizado por alunos da L’École de Design Nantes Atlantiques, da França, sendo ainda um dos destaques do Accor Design Awards de 2021.

O projeto Coccon atende à crescente demanda de viagens bleisure, mas sem aquele aspecto genérico e repetitivo da maioria dos hotéis corporativos. Com a estrutura do projeto feita de biopolímero, madeira local e outros elementos ecológicos, as suítes e cabanas também mitigam impactos no meio ambiente durante a construção.

Cidade espelhada

Voltando à Arábia Saudita, o próximo projeto oferece um vislumbre do futuro profetizado pelas mais distópicas obras cinematográficas. Por ordem do próprio príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, uma parte do deserto do país, aproximadamente do tamanho da Bélgica, será transformada em uma cidade de alta tecnologia que será contida dentro de uma parede espelhada. Não é apenas um conceito, visto que o projeto já está em andamento.

Arábia Saudida - Neom

Projeto será construído no deserto saudita, abrangendo uma parte expressiva do país

Para o metaverso e além

Quando parece que não há mais para onde ir, as inovações sempre surpreendem. No início deste ano, marcas como a CitizenM e Leven causaram polêmica ao anunciarem seus primeiros passos no metaverso.

Ainda que exista muita discussão sobre a utilidade de um hotel virtual para além da divulgação de propriedades reais, não se deve ignorar as possibilidades que as novas tecnologias podem nos oferecer.

Em alto mar

Ainda que não seja a primeira marca de hotéis de luxo a lançar acomodações flutuantes, o recente anúncio da Four Seasons Hotels & Resorts também merece destaque.

Desenvolvidos pela Tillberg Design of Sweden e Martin Brudnizki Design Studio, com a Prosper Assouline no comando da direção criativa, o Four Seasons Yachts promete garantir uma uma experiência inusitada pelo oceano a partir de 2025. Ao todo, a embarcação conta com 95 cabines.

(*) Crédito da capa: Divulgação/Red Sea Global