Hotéis são projetos arquitetônicos emblemáticos em várias destino do globo. São incontáveis os exemplos de empreendimentos premiados mundo afora. No Brasil, há uma coleção de propriedades que se tornam referências nacionais, como o Hotel Unique, em São Paulo; Copacabana Palace, no Rio de Janeiro; Colline de France, em Gramado; e o Tambaú, em João Pessoa, arrematado em leilão em 2021.

Ainda assim, existem alguns edifícios que ficam longe do olhar da multidão, mas que encantam pelas linhas audaciosas e concepções inovadoras. Abaixo, vamos mostrar alguns projetos, publicados no site de arquitetura ArchDaily.

Casa Sforza

Situada em frente à costa do Pacífico, em meio à natureza de La Barra de Colotepec, no estado de Oaxaca, México, a Casa Sforza traz a proposta de estar atento ao entorno a partir da contemplação e respeito ao meio ambiente. O projeto, que foi desenvolvido pelo arquiteto mexicano Alberto Kalach, abriu suas portas em dezembro de 2020 e conta com 11 suítes altas.

Toda a estrutura do complexo é construída a partir de abóbadas de berço interligadas lateralmente, que oferecem um aspecto de antiguidade com um toque boêmio contemporâneo. Além de permitir múltiplos andares, essa configuração garante vista aos pores do sol e circulação de ar correta, elemento imprescindível para o local de clima tropical cuja média anual oscila nos por volta dos 20ºC.

Quanto aos espaços interiores e exteriores, a Casa Sforza harmoniza com o ambiente, utilizando de tons terrosos, onde as divisórias e revestimentos parecem ser da mesma areia do litoral. O mesmo serve para a mobília, que se funde com a estrutura, não só em questão de cor, visto que os móveis fixos, como pias e banheiras, dão a impressão de terem sido talhados no local, como se todo o hotel fosse uma única rocha esculpida para ser habitada.

Além disso, os ambientes internos são compostos por peças de regiões reconhecidas por seu artesanato. “É o caso dos tapetes tapetes de Teotitlán del Valle, têxteis do Vale de Oaxaca , redes, cadeiras e cortinas de Yucatán e lamparinas de Veracruz, que se combinam com elementos decorativos e enfeites das montanhas de Oaxaca onde são feitos por oleiros, marceneiros, fazendeiros e apicultores, nas oficinas de Pueblo del Sol”, conta Ezequiel Ayarza Sforza, proprietário do empreendimento.

Sforza_Exterior

Casa Sforza conta com 11 suítes elevadas

Breitenbach Landscape 48° Nord

Localizado no topo da aldeia alsaciana de Breitenbach, na França, o hotel paisagístico Breitenbach Landscape 48° Nord se inspira no conceito escandinavo hytte, que consiste em uma cabana de retiro e reconexão com a natureza selvagem. A proposta do projeto, desenvolvido por Reiulf Ramstad, em parceria com a ASP Architecture, era de se encaixar em um ambiente preservado, portanto, a escolha do sítio protegido pela Natura 2000 foi estratégica.

O complexo hoteleiro é composto por 14 hyttes que se misturam com o cenário natural por meio de sua estrutura composta por linhas elegantes de madeira não tratada. Não há blocos de concreto, telhas ou jardins clássicos à vista, mas madeira local certificada, telhados verdes e prados gramados. Além disso, cada gota de chuva é coletada e tratada através de um sistema de filtragem de junco.

Cada hytte é pequeno, minimalista, discreto e dispõe de espaço para até quatro pessoas. Assim como a Casa Sforza, a configuração das acomodações permite uma vista panorâmica da natureza alsaciana. Vale destacar também que todas as unidades podem ser desmontadas, posto que são construídas em pilhas e estão apenas apoiados na encosta das colinas.

Breitenbach_exterior

UHs do Breitenbach Landscape podem ser desmontadas

Hi Sea

Por fim, trazemos mais um hotel inaugurado em 2020, que faz uso do conceito de hotel flutuante, que vem se tornando cada vez mais comum ao redor do mundo. No caso, estamos falando do chinês Hi Sea, localizado nas Ilhas Dongshan, em Fujian, a 500 metros da costa. Além da estética moderna, o projeto da Balance Design também pensa na segurança, garantindo até a capacidade para resistir a furacões.

Além de utilizar tecnologia de construção de balsas e oferecer capacidade excedente de carga, os desenvolvedores do hotel foram rigorosos na escolha dos materiais. Para a cobertura, optou-se por elementos comumente usados em terminais de aeroportos e iates, que são resistentes à corrosão e a acidez do ambiente marítimo. Já o deck externo conta com piso resistente às intempéries, com textura comparável à madeira maciça, que é ecologicamente correto e anti-incêndio.

Apostando em uma experiência mais exclusiva e privativa, o Hi Sea recebe apenas um grupo de hóspedes por vez. Sua estrutura consiste em uma sala de estar, três dormitórios e uma cozinha, além de ser capaz de armazenar barcos e caiaques nos arredores do edifício. O design de interiores conta com tons básicos da madeira original e grandes aberturas de vidro, que trazem a infinita paisagem marítima para dentro da acomodação.

Hi Sea_interior

Design de interiores do Hi Sea explora a linha do horizonte marítimo

(*) Crédito das fotos: Divulgação