Um estudo realizado recentemente revelou os pilares fundamentais de um tópico que já foi pauta por aqui: programas de fidelidade de sucesso no setor de viagens. Com base em mais de 150 gestores de programas de fidelidade e mais de 2 mil consumidores nos Estados Unidos, o relatório apontou quatro áreas-chave que as empresas de viagens devem priorizar para atrair e reter clientes, informa o Phocuswire.

“As descobertas em nosso Relatório de Tendências de Fidelidade de 2024 destacam a necessidade de adaptação para as marcas se alinharem com as prioridades em dos consumidores. Não se trata apenas de oferecer recompensas, mas de criar uma experiência de fidelidade contínua, personalizada e orientada por valor,” disse Kenneth Purcell, CEO da iSeatz, companhia que realizou a pesquisa.

Elementos essenciais

Sustentabilidade: a preocupação com a sustentabilidade está cada vez mais presente nas decisões dos viajantes. Mais da metade dos consumidores (55%) afirmou que escolheria um programa de fidelidade em detrimento de outro se o primeiro priorizasse a o tema. Além disso, 60% das marcas observaram uma redução na rotatividade e um aumento na retenção após a implementação de iniciativas sustentáveis.

Recompensas e experiências: recompensas que complementam a experiência de viagem são valorizadas pelos consumidores. Mais de um terço das empresas que participaram da pesquisa planeja investir em passeios e atividades nos próximos anos, em comparação com apenas 15% em 2022. Isso reflete uma tendência crescente em oferecer recompensas alinhadas aos interesses e estilo de vida dos viajantes.

Personalização: a personalização emergiu como um diferencial crucial nos programas de fidelidade. Os consumidores desejam experiências sob medida que atendam às suas preferências e necessidades individuais. Isso inclui desde ofertas personalizadas até serviços que simplifiquem e aprimorem a jornada do cliente, aumentando assim a sua fidelidade à marca.

Integração de ferramentas fintech: a incorporação de ferramentas fintech nos programas de fidelidade é outra tendência em ascensão. Quase três quartos dos consumidores (73%) afirmaram que estariam mais propensos a realizar reservas utilizando seus programas de fidelidade se eles oferecessem serviços como alertas de preços, garantia de redução de preços, políticas de cancelamento flexíveis ou opções de pagamento diferido.

(*) Crédito da foto: vectorjuice/Freepik