O Procon-SP notificou, hoje (26), a agência de viagens 123 Milhas. O órgão fiscalizador exigiu que a empresa adote formas mais claras de comunicação em seu site, visando aprimorar a experiência do consumidor e garantir maior transparência nas informações prestadas, principalmente, aos clientes que foram lesados pela companhia. 

Uma das principais medidas da notificação é a obrigatoriedade de tornar mais fácil a visualização das informações relacionadas à suspensão dos pacotes promocionais e ao andamento do pedido de recuperação judicial. A 123 Milhas deverá disponibilizar atualizações imediatas fase a fase, proporcionando aos clientes uma visão clara e precisa da situação de suas reservas, conforme aponta artigo do g1.

O prazo estabelecido para que a 123 Milhas implemente essas alterações ou informe o plano de ação para fazê-las se encerra no mesmo dia da notificação. Não cumprir essas determinações pode resultar em penalidades, conforme o Código de Defesa do Consumidor.

A agência de viagens informou que está elaborando uma proposta de alteração que será apresentada ao Procon-SP até o final do dia, demonstrando comprometimento em atender às exigências do órgão de proteção ao consumidor.

Outras exigências

Além disso, a notificação do Procon-SP requer que o site da 123 Milhas seja atualizado com explicações detalhadas sobre a situação dos contratos firmados antes e depois da crise, especialmente relacionados a pedidos de cumprimento da oferta, cancelamento de serviços com devolução dos valores pagos e suspensão de pagamentos.

Outra medida solicitada é a disponibilização de vários canais de atendimento ao cliente, com clara indicação de todos eles. Isso permite que os consumidores escolham a forma mais adequada de entrar em contato com a empresa, facilitando o acesso às informações e ao suporte necessário para resolver eventuais pendências.

O diretor Executivo do Procon-SP, Luiz Orsatti Filho, destaca a relevância da transparência e da acessibilidade na comunicação online, principalmente em momentos de crise em que os consumidores podem sair lesados por falta de clareza da parte da empresa. 

(*) Crédito da foto: Luis Lima/Foto Arena/Estadão