Após a crise enfrentada pelo Hurb, outra conhecida OTA brasileira está no centro de uma turbulência. Trata-se da 123 Milhas. A empresa, que no começo de 2023 chegou a anunciar fusão com a Max Milhas, divulgou no final de semana a suspensão de pacotes e emissão de passagens aéreas da linha Promo, que oferecia valores abaixo dos praticados no mercado.

Clientes que já receberam passagem, eticket ou localizador estão com as viagens garantidas, segundo a empresa. A 123 Milhas afirma que devolverá o valor pago por meio de vouchers, acrescido na correção monetária ao mês de 150% do CDI, título de dívida negociado entre bancos que acompanha a taxa básica de juros, aponta a Folha de São Paulo.

Os vouchers valerão apenas para outros produtos do site, como passagens aéreas, hotéis ou pacotes. Ainda segundo a 123 Milhas, todos os produtos à venda em seu marketplace são entregues imediatamente e não correm risco de suspensão. Os cupons valerão por 36 meses após a solicitação de reembolso, que pode ser feita no link.

As informações estão disponíveis em nota pública divulgada no site da OTA. Os clientes também podem contatar a companhia pelo Whatsapp (31) 99397-0210. A agência promete a entrega do cupom de reembolso em cinco dias úteis.

Clientes prejudicados

Nas redes sociais, pessoas reclamaram que o valor dos vouchers não é suficiente para comprar passagens vendidas a preço de mercado, em função do valor promocional dos pacotes. Até o momento, a 123 Milhas não deu detalhes sobre os motivos do cancelamento.

Ontem (20), o Ibraci (Instituto Brasileiro de Cidadania) ingressou com uma ação civil pública junto à 1ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro contra a empresa. O instituto pede o bloqueio judicial das contas bancárias da OTA e de seus sócios e acionistas administradores. Além disso, o requerimento solicita que o valor retido seja fixado pela Justiça, para garantir o pagamento de eventuais indenizações a consumidores, segundo o Metrópoles.

O Procon-SP também informou que solicitará esclarecimentos sobre o episódio à 123 Milhas. O órgão de defesa do consumidor também forneceu orientações básicas sobre o que os clientes da companhia devem fazer nesse momento.

(*) Crédito da foto: Divulgação/123 Milhas