Após décadas como a principal fonte de inspiração, compras e meio de buscas de viagens, o Google foi destronado como plataforma mais popular entre a Geração Z. A gigante de tecnologia perdeu relevância para redes sociais como TikTok e Instagram, apesar de continuar em alta entre consumidores mais velhos.

Segundo divulgado pelo Marketing Dive, um estudo desenvolvido pela SOCi aponta que o Instagram (67%) e o TikTok (62%) são os preferidos entre a Geração Z nos EUA para pesquisas de empresas. O Google ficou em terceiro lugar (61%) como motor de busca mais utilizado por consumidores mais jovens.

Como as redes sociais representam um problema mais forte ao serviço principal do Google, o relatório também destacou a ascensão do ChatGPT como outra ameaça potencial. As descobertas surgem no momento em que o buscador lança atualizações em suas ferramentas, incluindo a recente integração de seu modelo de inteligência artificial Gemini ao Google Ads.

As recentes descobertas do SOCi acenam para o que muitos já suspeitavam: que o domínio do Google nas buscas pode estar sob ameaça. Embora as pesquisas tenham permanecido o maior segmento da empresa no quarto trimestre , um aumento de 12,7% em relação ao ano anterior, para US$ 48 bilhões, as últimas informações ecoam outros relatórios – incluindo pesquisas internas vazadas do Google – indicando que os usuários da Geração Z estão cada vez mais buscando redes sociais para pesquisas.

“Uma mudança sísmica está remodelando a forma como os consumidores encontram as empresas locais”, disse Damian Rollison, diretor de Insights de Mercado da SOCi. “A velha guarda dos motores de busca está sendo desafiada à medida que os compradores mais jovens recorrem ao Instagram e ao TikTok para pesquisa e descoberta. Para as empresas, uma presença robusta nestas plataformas não é apenas benéfica – é fundamental para ganhar quota de mercado junto dos consumidores mais jovens.”

A mídia social também está crescendo como uma ferramenta de pesquisa além da Geração Z, que o SOCi categoriza como aqueles com idade entre 18 e 24 anos. Enquanto a Pesquisa Google e o Google Maps ocupam os dois primeiros lugares na busca por empresas locais em todos os grupos demográficos, o Facebook fica em terceiro lugar, seguido pelo Instagram, TikTok e Snapchat. Mais especificamente, o Facebook domina como plataforma de busca local entre quase dois terços dos consumidores com idades entre 35 e 44 anos e 60% daqueles entre 25 e 34 anos, enquanto o Instagram atraiu 50% e 54% desses grupos, respectivamente.

IA em destaque

O relatório também apontou disruptores, como o ChatGPT, como outra ameaça ao Google, com a movimentada tecnologia de IA generativa agitando o mundo da publicidade. Ainda assim, a gigante do Vale do Silício tem apostado simultaneamente na sua própria solução Gemini AI.

Em janeiro, a empresa começou a implementar uma experiência de conversação alimentada pelo Gemini no Google Ads, com os primeiros testes da ferramenta indicando que os anunciantes construíram campanhas de pesquisa de maior qualidade com menos esforço, aumentando, por sua vez, as pontuações de anúncio que medem características como relevância e qualidade. No entanto, a IA enfrentou seus próprios problemas com a desinformação que outras ferramentas generativas encontram pelo caminho.

Mais recentemente, o Google anunciou mudanças na entrega dos seus resultados de pesquisa com novas melhorias algorítmicas para elevar as classificações de qualidade e avançar em políticas de spam para eliminar conteúdos indesejados. De acordo com a empresa, suas transformações recentes ajudarão a reduzir em 40% o conteúdo não original e de baixa qualidade nos resultados de pesquisa.

O Google ainda permaneceu como o principal destino de pesquisa local entre os grupos demográficos mais velhos, mantendo a lealdade de 79% da faixa etária de 55 a 64 anos, 76% da faixa de 35 a 44 anos e 74% das pessoas de 45 a 54 anos. Além disso, o Google Maps é uma referência para 60% dos consumidores com idade entre 55 e 64 anos e 57% do grupo demográfico de 45 a 54 anos.

(*) Crédito da foto: Unsplash