O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou hoje (15) que a economia brasileira vai superar as expectativas do FMI (Fundo Monetário Internacional), que projeta alta de 0,9% no PIB (Produto Interno Bruto) em 2023. O governo acredita que o indicador vai crescer mais de 2,5%, aponta a Folha de São Paulo.

O mandatário afirmou que disse isso a Kristalina Georgieva, dirigente do FMI, durante reunião do G20 no Japão. “Eu quero, no final do ano, provar que ela estava errada em relação ao PIB brasileiro. Vamos crescer acima de 2%, 2,5% e se acontecer o que estou pensando, a alta pode ser ainda mais evidente”, pontua, com a projeção se aproximando da apresentada pelas principais instituições financeiras do país, que também esperam alta superior a 2%. Lula também voltou a criticar a alta taxa de juros no Brasil, afirmando que não existe explicação para o índice atual, de 13,75% ao ano.

Cenário macroeconômico

O presidente argumentou que economia brasileira está sendo fortalecida, inicialmente com a retomada de programas sociais, como o Bolsa Família. “A primeira coisa que fizemos foi retomar todas as políticas sociais que estavam funcionando corretamente, porque elas irrigam dinheiro na base do país, para o pequeno produtor, o pequeno empreendedor, e para as pessoas do Bolsa Família que estão na previdência social esperando a sua fila para se aposentar”, ressalta.

Ele espera que a economia retome o desempenho de seus dois primeiros mandatos, crescendo em torno de 7,5%. No entanto, Lula afirmou que governar é “plantar uma semente” e que é necessário tempo para chegar a esses índices novamente.

(*) Crédito da foto: joaogbjunior/Pixabay