Mesmo com a Ômicron, que atrasou um pouco o ritmo de retomada em 2022 no primeiro trimestre, o Palácio Tangará encerra o ano com mais um recorde de receita. Se, em 2021, a gastronomia foi a grande impulsionadora do resultado, desta vez é a área de eventos (em especial os sociais) que puxou para cima o faturamento do único hotel da Oetker Collection na América do Sul.

Em entrevista ao Hotelier News, Celso Valle deu mais detalhes sobre a performance da propriedade. “Tivemos novamente um ano histórico, que consolida ainda mais o produto. Todas as áreas do hotel apresentaram crescimento muito grande em 2022”, afirma o diretor geral do Palácio Tangará. “Até novembro, a receita acumulada do ano estava 69% superior a 2021, que já havia sido excelente”, completa.

Palácio Tangará - Celso Valle

Valle: todas as áreas do hotel tiveram expansão

Como citado, a área de eventos foi a grande indutora da performance de 2022. A abertura de um novo salão, que ficava em uma área ao ar livre não utilizada e que ganhou uma cobertura especial, foi “um dos melhores investimentos já feitos no hotel”, nas palavras de Valle. “Com ele, ganhamos a possibilidade de receber dois casamentos simultâneos, e isso de fato aconteceu. Tivemos um final de semana com cinco cerimônias”, acrescenta.

Com isso, o Palácio Tangará fecha 2022 com 330 eventos, todos eles a partir do segundo trimestre, em função do impacto da Ômicron. “Destes, 170 foram casamentos. Outro filão muito interessante que avançamos foi o de eventos para a comunidade judaica ortodoxa. São encontros durante a semana e domingo, complementando a demanda que já temos”, diz Valle.

Aposta do ano passado, a ampliação do Pateo do Palácio seguiu dando bons resultados. Segundo Valle, desde o início do funcionamento da área ao ar livre, o faturamento do restaurante quadruplicou. “Nosso brunch aos domingos, por exemplo, é um sucesso. Agora, não se trata apenas de cardápio. São pouquíssimos os hotéis que oferecem um restaurante com 95 lugares ao ar livre”, acrescenta.

Mais indicadores

De volta aos indicadores de performance, o Palácio Tangará vai encerrar o ano com alta de 91% na diária média frente a 2019 e de 32% em relação ao ano passado. Já a ocupação, vai chegar a 54%. O diretor geral explica que o crescimento mais expressivo na comparação com o período pré-pandemia tem explicação: há três anos, o hotel ainda tinha pouco tempo de operação (foi inaugurado em junho de 2017).

“Em novembro, atingimos a maior diária média desde a abertura, de R$ 3219, o que gerou incremento de 25% na receita. Foram 1,2 mil room nights de grupos vendidos, incluindo F1 e Comic-con”, relembra Valle. “Até pela nossa proximidade com Interlagos, vários pilotos ficam conosco todos os anos”, acrescenta.

Segundo Celso Valle, é muito provável que a propriedade encerre o ano com 60% de aumento no faturamento frente ao ano passado. Ele ainda destaca que, na trajetória do hotel, 2021 é uma base de comparação elevada, o que dá mais valor ainda para à performance atual.

“É um desempenho construído em cima do aumento da diária média e da volta com força dos eventos. Em paralelo, a gastronomia seguiu com boas vendas em nossos dois restaurantes”, relata Valle. “Nossa expectativa é de manter uma trajetória ascendente para 2023, mas em uma base de crescimento mais baixa, até porque repetir essa excelente performance todo ano é algo bastante desafiador”, finaliza.

(*) Crédito da capa: Ana Mello/Palácio Tangará

(**) Crédito da foto: Divulgação/Palácio Tangará