Desde o fim da pandemia, o Hotel Gran Marquise assumiu um novo posicionamento de mercado que vem desencadeando bons frutos. A estratégia de colocar o empreendimento nas categorias upper upscale e lifestyle trouxe resultados positivos em 2023, reforçando os investimentos realizados em gastronomia e infraestrutura.

A propriedade cearense cresceu 9% em faturamento frente a 2022, com diária média 8% superior na mesma base comparativa, chegando a R$ 700, com incremento de RevPar de 8,9%. Segundo Philippe Godefroit, diretor geral do empreendimento, as tarifas do Gran Marquise são quase o dobro dos demais hotéis de Fortaleza.

“Grande parte da oferta da cidade são hotéis econômicos e midscale, com diárias entre R$ 360 e R$ 400. Fortaleza não possui outra propriedade upper upscale, apenas em empreendimentos de luxo nas praias nos arredores da capital”, conta em entrevista ao Hotelier News.

A propriedade ainda vem elevando seus serviços com aportes e melhorias estruturais. No ano passado, o restaurante Mangostin foi atualizado com novo menu. Outra novidade é o rooftop, que recebeu investimentos de R$ 3,8 milhões. Com um mês de operação, o espaço no andar mais alto do prédio já é sucesso entre hóspedes e passantes.

“Nosso rooftop está lotado quase todas as noites e é o primeiro de Fortaleza. Foram cinco meses de reformas que contemplaram a área da piscina, bar, decoração e menu de petiscos. Nosso objetivo é atender 50% de hóspedes e 50% de público local no espaço”, continua Godefroit.

Philippe Godefroit

Godefroit destaca setor de eventos

Eventos em alta

Em 2022, o Gran Marquise realizou 286 eventos corporativos — número que saltou para 323 no ano passado. Referência no segmento de casamentos, o hotel promoveu 120 matrimônios em 2022 e 79 uniões de casais em 2023.

“Mesmo com a queda, estamos felizes com o resultado. Em 2022, muitos casamentos postergados pela pandemia foram concretizados. Outra mudança que observamos foi o recuo no número de convidados. Antes da pandemia, os casamentos contavam com uma média de 500 pessoas. Agora, o total de convidados é na faixa de 200”, acrescenta o executivo, que destaca que o segmento de casamentos responde por 8% da receita do hotel.

No dia 20 de março, o Gran Marquise reabrirá seu salão principal de eventos, que passou por reformas nos últimos meses. Com aporte de R$ 5 milhões, o espaço ganhou novas divisórias, ar condicionado e tecnologias mais modernas.

2024: desafios e perspectivas

Godefroit explica que a demanda de turistas estrangeiros ainda não retomou o mesmo ritmo da pré-pandemia. Segundo o diretor, existe um déficit de 40% para ser recuperado. Um dos grandes empecilhos para o retornos dos hóspedes internacionais é a malha aérea de Fortaleza, altamente impactada com a saída de algumas companhias do hub da cidade.

“Muitas empresas não voltaram. O Ceará está recebendo menos turistas e passageiros, o que foi um erro do governo. Acabaram com o hub da Gol em Fortaleza, transferido para Salvador. Com essa mudança, perdemos 45 voos internos”, lamenta.

Com uma estratégia de vendas 99% digital, o Gran Marquise aposta na parceria com influenciadores e determinados nichos de mercado para crescer. “Nossas vendas diretas via site estão mais consolidadas. Atuamos com parceiros e OTAs, mas a central de atendimento ganhou mais espaço com a boa utilização do chabot”, diz o diretor.

Para 2024, Godefroit adianta que o foco do Gran Marquise é qualidade e não quantidade. Com expectativa de incremento de 6% em faturamento, o hotel visa elevar sua diária média para atingir suas metas.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Hotel Gran Marquise