No início deste ano, o Rio de Janeiro ganhou mais uma marca de hospitalidade. Composta pelo Ribalta Hotel (antigo Ramada Encore) e o centro de convenções vizinho, o Ribalta, a Ribalta Hospitalidade reforça seu potencial para eventos com a inauguração de um espaço no rooftop do empreendimento hoteleiro, localizado na Barra da Tijuca.

Com capacidade para até 100 pessoas e vista panorâmica para a região do golfe olímpico, o espaço passou por melhorias e foi projetado para receber eventos menores e intimistas. Além do ambiente, o Ribalta Hotel ainda oferece buffet próprio, sonorização e staffing de segurança e conservação.

Inaugurado há 15 dias, o rooftop é mais um passo da Ribalta Hospitalidade, que busca se consolidar com marca própria no mercado brasileiro. Segundo Neyre Freixo, superintendente do grupo, os eventos representam 20% da receita do hotel.

“Estamos colocando o foco também em eventos menores, tanto sociais quanto corporativos. Sentimos que após a pandemia as pessoas estão em busca de espaços abertos. Além do novo ambiente, nosso rooftop ainda conta com suas salas com capacidade para receber até 80 convidados cada uma, com equipamentos renovados”, explica a executiva.

Sem revelar valores, Neyre afirma que o investimento no espaço veio do caixa do próprio hotel, que tem 40% de seu faturamento oriundo de hospedagens e 40% de A&B (Alimentos & Bebidas). “Hoje, o Ribalta Hotel tem as três frentes bem alinhadas. Fomentamos os eventos no rooftop para aproveitar esse momento em que a Barra da Tijuca está se transformando e expandindo”.

Para os próximos meses, o novo espaço já possui casamentos, aniversários e batizados agendados, além de encontros de empresários da região. A superintendente conta que a Ribalta Hospitalidade possui um time comercial dedicado à captação de leads tanto para eventos corporativos quanto sociais.

Neyre Freixo - Ribalta Hotel -

Neyre destaca a simbiose entre os produtos

Simbiose entre produtos

A abertura do rooftop também vem de encontro com a agenda do centro de convenções, com capacidade para atender até 2,8 mil pessoas em 3 mil metros quadrados (m²). O espaço vizinho recebe cerca de 50 eventos por ano de diferentes perfis e tamanhos.

“A Ribalta Hospitalidade é uma marca nova, que lançamos no início do ano. Fomos amadurecendo, pois já existimos há 22 anos. Assumimos nosso nome e enxergamos espaço para crescer, assinando também outros produtos, como restaurantes, banquetes e catering. Hoje, buscamos levar nossa marca e expertise para outros espaços”, continua Neyre.

A simbiose entre o hotel e o centro de convenções permite que o rooftop receba extensões e petit comités de eventos realizados no Ribalta.

Resultados e expectativas

Em 2023, o Ribalta Hotel superou em 30% seu faturamento orçado, com ocupação de 81% e diária média de R$ 285. “Foi um ano acima do esperado, pois recebemos uma demanda reprimida de 2022”, avalia Neyre.

Com 40% de sua demanda composta pelo segmento corporativo, 30% lazer e 30% de eventos, o empreendimento recebe hóspedes de São Paulo, Minas Gerais e interior do Rio de Janeiro.

“Mesmo com a alta temporada e o Carnaval de 2024 abaixo do esperado, nosso incremento de receita de A&B compensou a hospedagem, assim como os eventos corporativos estão aquecidos”, finaliza.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Ribalta Hospitalidade