OTA Insight - Selo_promo

Os hoteleiros agora têm acesso a informações sobre seus principais concorrentes em um único lugar. Isso porque a OTA Insight lançou o Rate Insight+, atualização da ferramenta de data intelligence Rate Insight, lançada em 2019. O novo recurso mostra uma imagem completa do cenário competitivo para os hoteleiros, com dados de hotéis e short-term rentals.

Além disso, a plataforma atualizada da companhia permite que os hotéis melhorem as decisões de preços com base na demanda, ocupação e tarifas em seu mercado. Na ferramenta, é possível analisar diferentes indicadores, como preço flexível versus os mais baixos, mobile contra desktop, duração da estada e tarifas de multipropriedades, entre outros. Dessa forma, são fornecidos relatórios detalhados das estratégias de descontos adotadas pelos competidores.

Com a adição desses novos dados, o Rate Insight+ também economiza tempo e esforço ao fornecer uma única fonte de informação bastante confiável. Os hoteleiros agora têm os dados da oferta de short-term rentals de que tanto precisam. Hoje, esse segmento é um concorrente inegável dos hotéis, e com outro tipo de estratégia de precificação.

Estudos apontam que cerca de 46% daqueles que pagaram por hospedagens em 2021 ficaram em um aluguel de curta temporada pelo menos uma vez. Hóspedes em potencial comparam fatores ao reservar quartos, incluindo preço, valor e experiência oferecidos, mas até então os hoteleiros não dispunham de uma solução para entender verdadeiramente o novo concorrente.

“Nossa equipe de ciência de dados apresentou alguns insights poderosos para ajudar os hoteleiros a entender o impacto das propriedades de aluguel de curta temporada em seu mercado e em sua estratégia comercial”, afirma Sean Fitzpatrick, CEO da OTA Insight. “Temos o prazer de apresentar o Rate Insight+, a primeira solução desse tipo no setor. Isso permite que os hoteleiros adotem uma abordagem abrangente para analisar seu mercado, entender o impacto dessa oferta de aluguel de curto prazo e obter uma vantagem competitiva”, afirma.

A ferramenta

Fitzpatrick diz que, com a maioria das OTAs oferecendo tanto hotéis, quanto acomodações de short-term rentals, a convergência do mercado está se acelerando e os hábitos dos viajantes estão mudando proporcionalmente a isso.

“O Rate Insight+ permite que os hoteleiros adotem uma abordagem abrangente para analisar seu mercado, entender o impacto da oferta de short-term rentals e obter uma vantagem competitiva”, completa o executivo.

A OTA Insight afirma que, em 2021, teve um período de crescimento significativo com uma rodada de financiamento da série B de US$ 80 milhões, seguida pela aquisição da Transparent e Kriya RevGEN no ano passado. Fundada em 2012, a empresa com sede em Londres possui escritórios em todo o mundo, incluindo no Brasil, que é liderado por Ricardo Souza.

Recentemente, Hotelier News e OTA Insight anunciaram uma parceria inédita para a criação do Hotel Trends Stats, um completo estudo de demanda de algumas das principais praças brasileiras. Com divulgação bimestral, a pesquisa levará dados futuros para os hoteleiros, apresentando um horizonte concreto sobre o mercado nos três meses seguintes. A primeira edição será divulgada no final de março.

(*) Crédito da capa: Divulgação/OTA Insight