Inteligência de mercado é uma carência conhecida do setor hoteleiro, apesar da iniciativa de algumas entidades. Ainda assim, a esmagadora maioria das pesquisas envolve números passados, criando uma útil base de comparação para análises da performance dos hotéis, sem ajudar, contudo, a entender como está a demanda futura. Para auxiliar a hotelaria nacional a prever melhor o que está por vir, Hotelier News e OTA Insight firmaram uma parceria inédita.

O acordo prevê a criação do Hotel Trends Stats, um completo estudo de demanda de algumas das principais praças brasileiras. Com divulgação bimestral, a pesquisa levará dados futuros para os hoteleiros, apresentando um horizonte concreto sobre o mercado nos três meses seguintes. O levantamento se baseia em números da base de dados da OTA Insight, como busca por voos e tarifas públicas de hotéis, entre outros.

O Hotel Trends Stats será divulgado em todos os canais do Hotelier News, o que inclui o site e os perfis oficiais da empresa nas redes sociais. Para complementar, os estudos contarão ainda com uma análise dos números feita por especialistas no mercado hoteleiro como Vinicius Medeiros, Pedro Cypriano e Ricardo Souza. São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Brasília, Salvador e Fortaleza serão algumas das cidades analisadas.

“Este é um sonho antigo, que estamos colocando de pé com ajuda da OTA Insight”, afirma Peter Kutuchian, CEO e fundador do Hotelier News. “Nosso propósito enquanto mídia é levar informação de qualidade para a hotelaria nacional e, com o Hotel Trends Stats, acredito que vamos levar dados estratégicos para que os hoteleiros consigam tomar melhores decisões comerciais”, completa.

“Essa é uma parceria pioneira para nós. Nunca antes havíamos nos associado a um canal de mídia para, de maneira regular, divulgar dados de demanda de cidades. Fazíamos sempre contribuições pontuais”, afirma Ricardo Souza, Lead Team da OTA Insight na América Latina. “O Hotelier News é um parceiro de primeira hora no Brasil e estamos muito empolgados em levar essa novidade ao mercado”, acrescenta.

Mais contribuições

Além de bimestralmente divulgar o Hotel Trends Stats, Hotelier News e OTA Insight continuarão com as contribuições citadas por Souza. Exemplos recentes foram as reportagens produzidas sobre a grande demanda para a posse presidencial em Brasília e o Natal Luz em Gramado. “É uma forma de ampliar a abrangência do estudo, bem como fazer análises sobre eventos específicos nas cidades brasileiras”, explica Vinicius Medeiros, editor-chefe do Hotelier News.

A primeira edição do Hotel Trends Stats será divulgada antes do Carnaval. Antes disso, contudo, números e a análise de demanda de algumas praças nessa importante data do calendário serão produzidos pela equipe do Hotelier News. “Nossa ideia é levar aos hoteleiros um material muito completo. Parabenizo a iniciativa inovadora do Hotelier News e OTA Insight e estou muito feliz em também poder contribuir”, finaliza Pedro Cypriano, especialista em investimentos hoteleiros.

(*) Crédito da foto: Hotelier News