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O ponto de partida de qualquer viagem começa pela escolha do destino. Saber explorar as potencialidades do entorno dos hotéis, bem como catalisar as receitas por meio de experiências que as cidades e os próprios empreendimentos podem proporcionar faz parte da missão da Letsbook, que acaba de lançar um e-commerce totalmente dedicado ao upselling hoteleiro.

Incentivar a venda para além da hospedagem já faz parte do DNA da plataforma de e-commerce hoteleiro, que fechou o primeiro semestre com aumento de 85% em número de conversões. Com a tecnologia ao seu favor, a Letsbook reforça seu compromisso em integrar soluções e necessidades para hotéis, abrindo mais um braço de janelas de aumento de receita.

“Estamos entregando ao nosso cliente o poder de explorar o potencial das experiências em um único lugar através do seu website, propondo uma jornada de compra que inicia pelas experiências, pelo destino e chega na hospedagem. Um ambiente único que permite por meio da criatividade a junção de três grandes forças: experiências transformadoras, destino e hotel, elevando o potencial da marca e permitindo que os hotéis se tornem protagonistas na construção de conteúdos que impulsionam o ato de viajar, entregando um novo olhar e uma nova dimensão.” explica Rodrigo Fialho Schaurich, COO da Letsbook.

O Lets Experiências, como foi batizado, vem ao encontro com o perfil de consumo das novas gerações, que prezam por vivências genuínas e únicas durante suas viagens. “Eles buscam elevar suas percepções de vida no ato de viajar. E o Lets Experiências é uma ferramenta poderosa neste sentido”, acrescenta Schaurich.

A venda de experiências sempre esteve presente no ecossistema da Letsbook, porém ainda ocupava um espaço de coadjuvante. O pensamento sempre foi a venda de experiências como um complemento da hospedagem, um algo a mais dentro deste contexto. A proposta de valor do Lets Experiências é disruptiva neste sentido, pois inverte as importâncias e eleva a experiência a categoria de protagonista, permitindo que o hotel atue através de um portfólio de atrações cuidadosamente criada para entregar entretenimento, e nesta nova ordem a hospedagem passa a ser meio e não mais fim.

O Lets Experiências coloca todo o potencial da plataforma de e-commerce a serviço das experiências, permitindo a oferta, comunicação, venda, personalização e fidelização. O hoteleiro pode compor pacotes envolvendo um conjunto de atividades, propor roteiros para os hóspedes, encantar e criar uma jornada de valor inesquecível. Por meio do Lets Experiências, a Letsbook inaugura um novo olhar sobre a venda direta, focada em entregar ao hoteleiro o poder do entretenimento, com todo o potencial do destino embalado em sua marca, construindo uma nova proposta de valor e um novo jeito de hospedar.

“O Lets Experiências utiliza o Lets Sites, nossa plataforma de criação de site e landing pages, combinado ao potencial do nosso e-commerce, dando uma roupagem com foco na venda de experiências. A novidade já está em operação e recebe todo o tráfego dos canais que as equipes de marketing trabalham a comunicação dos hotéis, como redes sociais, SMS, mídias pagas, utilizando a abordagem focada em CRM”, reforça o COO.

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Hotéis devem ser protagonistas, pontua o COO

Construção de oferta personalizada

O universo de experiências permite que o hotel mostre mais valor dos seus serviços e produtos, além de trabalhar com a personalização para cada público-alvo. A plataforma possibilita a construção de uma landing page com muito conteúdo e descrição sobre as ofertas do empreendimento, que podem levar ao motor de reservas para agregar a venda de quartos de forma integrada ao CRM, que oferece a criação de campanhas de marketing automatizadas, voltadas ao público-alvo e personalizadas de acordo com cada necessidade.

“Oferecemos facilidades para que os hoteleiros construam histórias, pegando elementos do destino e trazendo para perto das suas marcas. Os hotéis podem criar através de conteúdos, fazendo uma junção com vendas de experiências de hospedagens, impulsionando também suas cidades”, analisa Schaurich. “Isso gera fluxo de movimentação, contribuindo para as práticas de SEO nas buscas online”, complementa.

Para entregar resultados, a Letsbook criou uma jornada que facilita o processo dos hoteleiros. Os clientes da plataforma cadastram uma experiência em templates que otimizam a construção das histórias que vão muito além de um simples produto na prateleira.

“Por exemplo, um hotel pode oferecer um piquenique nas montanhas e, quando ele trabalha com o Lets Experiências, ele consegue construir uma história dentro do Lets Sites, direcionando o cliente através do CRM, convidando aquele usuário para conhecer todas as experiências. É possível atuar em módulos, personalizar textos, imagens e vídeos”, conta Joyce Simões, PO da Letsbook.

Para Schaurich, esta é mais uma iniciativa da Letsbook para apoiar os hoteleiros na geração de valor paralelo as hospedagens, posicionando os produtos de acordo com o formato de buscas das novas gerações de consumidores, como Millennials ou Geração Z. “Eles não procuram por hospedagens, mas, por exemplo: conexão com a natureza e experiências nos destinos. E os hotéis podem e devem explorar isso”.

As equipes de marketing podem trabalhar com sites e landing pages de maneira simplificada, além de promover seus empreendimentos em parcerias com influenciadores e na associação com marcas e produtos — iniciativa estratégica para atingir as novas gerações. “Existe uma capacidade infinita de desdobramentos desses conteúdos, como redes sociais, reels, etc”, pontua o COO.

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Hotéis podem trabalhar personalização, diz Joyce

Estratégias e automações

Outra forma de trabalhar o Lets Experiências é explorando a inteligência de pacotes, onde a hospedagem está inserida em um contexto mais abrangente, direcionada para o destino em questão.

“Na prática, não existe custo associado ao Lets Experiências para os hotéis que já são clientes da Letsbook. Ele faz parte do nosso ecossistema de soluções, porém eleva o potencial de posicionamento de mercado”, explica Joyce. “Nossas ferramentas estão disponíveis, com templates no Lets Sites para todos os clientes, permitindo que eles criem do zero suas ofertas e sem pagar mais por isso”.

Schaurich destaca que a plataforma atua também na automação de campanhas, facilitando a comunicação dos hotéis com suas bases de clientes. “Eles preenchem os templates do CRM e nós otimizamos a operação de disparo, o que gera produtividade e ganho de tempo. Todo fluxo de automação pode ser utilizado a serviço da venda de experiências, o que é algo conveniente e ao mesmo tempo inovador”.

Estratégias de abandono de carrinho e construção de pontos de contato com o cliente são outros exemplos de funcionalidades do Lets Experiências. “É uma régua de relacionamento com foco em experiências. O e-mail, por exemplo, é mais um momento a ser explorado. Entendemos que era necessário dar maior fluidez para essa dinâmica de vendas para além do cadastro de um produto, comunicado de forma simples que não despertava o interesse do cliente”, avalia o executivo.

O Lets Experiências é mais um capítulo da missão da Letsbook em aproximar os viajantes das marcas hoteleiras através da venda direta, ele eleva os hotéis a embaixadores dos destinos, provedores de entretenimento e criadores de histórias, fortalecendo assim as suas posições como marcas no grande marketplace do mundo contemporâneo: a busca.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Letsbook