Letsbook - Selo_promo

Atualmente, um dos principais desafios para manter um produto relevante no mercado hoteleiro é acompanhar as diversas evoluções tecnológicas, resultando em números melhores para os empreendimentos e seus hóspedes. Neste cenário, a Letsbook tem motivos para celebrar. Isso porque a empresa fechou o primeiro semestre de 2023 com aumento de 85% no número de conversões.

“Sempre consideramos a tecnologia como um elemento estratégico e estamos em constante processo de evolução. No entanto, em 2023, realizamos um salto tecnológico significativo, posicionando-nos à frente das práticas predominantes no mercado. Esta evolução já nos permite responder de maneira ágil às mudanças nas condições de mercado e aos novos desenvolvimentos. Além disso, fortalece nossa capacidade de escalonamento, conferindo-lhe maior robustez e estabilidade. Acima de tudo, alcançamos aquilo que nos motiva: elevamos de forma notável as taxas de conversão dos nossos clientes”, diz Fernando Rossi, gerente de Tecnologia da Letsbook.

Letsbook - Fernando_Rossi

Executivo detalha investimentos da Letsbook

Ele destaca, ainda, que para a construção dos avanços tecnológicos, a empresa realizou um mapeamento das regras de negócio envolvidas no motor de reservas. Após isso, a companhia fez uma análise sobre a consulta de disponibilidade e os robôs, com o objetivo de entender melhor e captar dados para aprimorar o sistema. “Na sequência, desenvolvemos todas as melhorias e atualizações necessárias para suprir o que estava defasado, passando por toda uma etapa de QA (quality assurance) para realizar testes antes da liberação do produto atualizado”, completa.

Atualizações

Com os investimentos em tecnologia e automação, a Letsbook mudou a lógica de consulta do Lets Motor de Reservas, ferramenta que retorna os dados de disponibilidade e tarifas. Entre algumas das alterações, estão a mudança na consulta do robô que alimenta preços no calendário (best rates). O mesmo se aplica à ferramenta que atualiza preços de quartos, hotéis, promoções para o site, além de criar links públicos.

Letsbook - Vinicius_Vargas

Vargas elenca melhorias em projeto da Letsbook

Também foram realizadas melhorias na integração com parceiros como o Google e TripAdvisor. “Vamos conseguir trabalhar com melhorias contínuas porque estamos isolando diversas partes do produto. Assim, as demandas são respondidas muito mais rápido, o que nos dará grande competitividade”, acrescenta Vinicius Vargas, arquiteto de Soluções que tem trabalhado no projeto da empresa.

As mudanças tiveram impacto direto na possibilidade de atender um número maior de requisições, utilizando menos recursos e respondendo em um tempo muito menor. “Com essa nova estrutura que estamos criando e as mudanças que temos feito, teremos um produto muito mais moderno, estável, seguro e preparado para o futuro. Essa estrutura nos permite processar milhares de consultas por minuto de forma muito rápida e com uma taxa de erro 0,000001%. Apenas 0,0001% das requisições são processadas em um tempo considerado acima do aceitável”, pontua Felipe Decarli, tech lead do projeto da Letsbook.

Letsbook - Felipe_Decarli

Decarli elenca benefícios provenientes das mudanças no sistema

 

Arnaldo Borges, especialista DevOpsda Pmweb, liderou o projeto no que tange ao departamento de Infraestrutura. “A adoção de uma estratégia de microsserviços utilizando a AWS (Amazon Web Services) proporcionou uma série de vantagens competitivas. Isso inclui escalabilidade eficiente por meio do dimensionamento individual dos componentes, agilidade no desenvolvimento, maior resiliência a falhas, integração simplificada com serviços como o Amazon API Gateway, aprimorando assim a experiência dos nossos clientes, o hoteleiro”, ressalta.

Resultados

Com um produto mais estável, o resultado se mostra também na experiência dos hóspedes na hora de realizar suas pesquisas dentro do motor. Além disso, a apresentação dos relatórios foi aprimorada para análises de performance, projeções e vendas. A nova área pública também foi aprimorada tanto para desktop, quanto para mobile, contando com novo design e mudanças no layout.

Além do motor de reservas, os produtos Lets CRM e Lets Sites também terão mudanças implementadas para aprimorar as segmentações e experiências dos usuários. Com isso, será possível ter maior personalização nas campanhas para o público-alvo. Todas as atualizações implementadas em 2023 foram pensadas com o objetivo de apresentar um motor de reservas mais moderno e que consiga entregar agilidade, performance e usabilidade para elevar a conversão.

“Queremos olhar pro mercado e comunicar toda essa grandeza e todo esse cuidado que estamos tendo, nosso desafio diário é aproximar o hóspede do hoteleiro e vice-versa e estamos cada vez mais preparados e com mais vontade.” É assim que Rodrigo Schaurich, COO da Lesbook, encara esse momento de atualizações. As soluções oferecidas pela empresa podem ser consultadas no link.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Letsbook