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O uso da IA (Inteligência Artificial) não é novidade na hotelaria. Ainda que sua aplicação seja rudimentar com os chamados bots de atendimento, a tecnologia vem ganhando espaço no setor. Nos últimos meses, com o advento do ChatGTP, por exemplo, o tema ficou em evidência no segmento, aquecendo o debate sobre como as assistentes virtuais podem se destacar no dia a dia hoteleiro. Ao contrário da grande maioria das ferramentas disponíveis no mercado, a Letsbook desenvolveu sua própria solução, baseada na expertise da empresa em meios de hospedagem.

Bom, primeiramente, vale contextualizar. Muito vem se discutindo sobre o real papel da IA na indústria de viagens como um todo. Diversos especialistas já deram seus “pitacos” a respeito das inúmeras aplicações e possibilidades, principalmente quando o assunto é personalização.

Segundo o relatório Accenture Technology Vision 2023, desenvolvido pela Accenture, 98% dos líderes empresariais concordam que modelos básicos de IA serão essenciais nas estratégias organizacionais nos próximos três a cinco anos.

Números do IDC (International Data Corporation) apontam que os gastos com IA de governos e empresas deverão ultrapassar os US$ 500 bilhões este ano. Já os dados da Accenture mostram que o Brasil foi o país latino-americano que mais aderiu ao ChatGPT, ficando na 10ª posição do ranking global.

Rodrigo Fialho Schaurich

Proposta é entregar uma solução diferenciada, diz o COO

LeticIA

Sabendo do potencial da IA generativa para o mercado, a Letsbook fez a lição de casa. Ainda em fase piloto, a empresa de e-commerce hoteleiro criou a LeticIA — tecnologia que promete, neste primeiro momento, auxiliar na produção de email marketing hoteleiro.

“Estamos de olho na IA generativa há algum tempo, mas o assunto explodiu. Temos pensado em como aplicar a tecnologia dentro dos nossos produtos e serviços para elevar a entrega em duas dimensões: do hoteleiro e do cliente final. Nossa proposta é aumentar a produtividade, inteligência, conveniência e personalização”, explica Rodrigo Fialho Schaurich, COO da Letsbook.

Ao lado de Schaurich, Rodrigo Fraga, Tech Lead da Letsbook, buscou formas de transformar uma ideia em um projeto aplicável para a empresa. “Pai” da LeticIA, Fraga conta que a IA foi 100% criada internamente.

“A LeticIA foi criada pela própria IA. Buscamos na tecnologia um nome que combinasse as palavras ‘Letsbook’ e ‘inteligência artificial’. Abraçamos a ideia, desenvolvemos a identidade, personalização, até que ela se tornou nossa embaixadora dessa causa”, diz Fraga.

Identificada com o avatar de uma mulher negra, ressaltando a diversidade e o empoderamento, a LeticIA chega para ajudar os hotéis a criarem campanhas de email. A IA sugere subjects (assuntos) e snippets (prévia do conteúdo), auxiliando na produtividade das equipes de vendas e marketing.

“Optamos por começar esse projeto pelo email, pois é uma tarefa mais simples, além de ser um canal adotado por todos os nossos clientes. Ou seja, temos escala operacional para identificar a entrega da produtividade e qualidade do que estamos propondo neste momento”, conta o COO.

Rodrigo Fraga

IA foi criada 100% internamente, afirma Fraga

Especialista em hotelaria

E o que difere a LeticIA de outras assistentes virtuais? Sua expertise em hotelaria. Fraga explica que a IA foi desenvolvida com o contexto da realidade tanto do setor quanto do cliente. “A ideia é que ela se comporte da maneira ideal para cada negócio. Testamos diversas formas dela se posicionar como uma especialista em marketing e em hotelaria”.

Pensada como uma nova modalidade de profissional, a LeticIA analisa cada contexto antes de sugerir os subjects e snippets. “Sabemos que nem todos os hotéis possuem times especializados para construir campanhas. Nosso foco é auxiliar nesse desenvolvimento de forma personalizada. Um resort em Recife e um hotel em Gramado, por exemplo, possuem públicos distintos, porém, a IA da Letsbook tem o contexto do mercado hoteleiro e cada cliente terá um setup de contexto totalmente personalizado para o seu negócio e marca. Isso é um dos grandes diferenciais da LeticIA, pois ela é parte da equipe do hotel”, acrescenta Fraga.

Neste primeiro momento, a Letsbook já começou um laboratório com três clientes que utilizarão a IA. “Podemos chegar a um nível em que o profissional de marketing poderá solicitar sugestões para a LeticIA, que analisará o histórico de campanhas do hotel para trazer suas respostas”, pontua o COO.

E os planos da Letsbook para a IA generativa são ainda maiores. A LeticIA será ampliada para todos o ecossistema da empresa, como o Lets Sites e o Lets Motor de Reservas, após as análises do projeto piloto de email marketing.

A assistente virtual ficará posicionada em um canto da tela do CRM, aguardando a interação da equipe, com uma usabilidade semelhante a do chatbot. “Ela se apresenta e mostra que é uma IA que auxilia na criação de campanhas de email. Entendemos que a necessidade de criar subjects e snippets surge de acordo com os objetivos traçados durante as etapas do cadastro”, complementa Fraga.

Alguns clientes da Letsbook serão convidados para participarem desse Lab de Inovação para testarem a LeticIA. Depois desses testes iniciais, a empresa gaúcha abrirá para outros parceiros que também tiverem interesse em testar.

“O desafio da inovação é jogar com o incerto. Vamos construir e aprender a reconhecer o território. Todo o aprendizado nos levará a uma resposta. Existem muitas soluções de IA no mercado atualmente e queremos entregar uma tecnologia diferenciada para evoluir com todas as possibilidades da LeticIA”, finaliza Schaurich.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Letsbook