Tecnologia que vem causando polêmica entre especialistas do setor, o ChatGPT caiu nas graças do brasileiro. Segundo divulgado pela Bloomberg, apenas em 2023 a América Latina totalizou 303 milhões de visitas à plataforma da IA (Inteligência Artificial) desenvolvida pela OpenAI. Na região, o Brasil ganha destaque como o país latino-americano que mais aderiu ao uso da ferramenta.

A estimativa é que 10% das visitas este ano tiveram origem da América Latina, enquanto o ChatGPT bateu 1,6 bilhão de acessos por mês até março. De acordo com dados da ACN (Accenture) – consultoria estratégica e prestadora de serviços tecnológicos — cerca de 40% de todas as horas de trabalho serão apoiadas pela IA.

O relatório Accenture Technology Vision 2023 aponta que 98% dos líderes empresariais entrevistados concordam que modelos básicos de IA serão essenciais nas estratégias organizacionais nos próximos três a cinco anos.

“A ascensão meteórica do ChatGPT chamou a atenção do mundo sobre o poder da IA generativa para aumentar a capacidade humana (…) quase todos os executivos concordam que a IA generativa impulsionará a criatividade e a inovação (98%) e abrirá uma nova era de inteligência empresarial (95%)”, afirma a Accenture.

Uma pesquisa global da McKinsey & Company reforça que os líderes acreditam que existe maior oportunidade de crescimento na adoção da tecnologia e da internet das coisas nos próximos cinco anos.

As previsões sugerem que o uso da IA deve crescer tanto no setor público quanto privado, refletindo de muitas maneiras no comportamento do consumidor. Na indústria de viagens, o ChatGPT é uma promessa de conversão de vendas e satisfação dos clientes. Não por acaso, grandes players como Kayak e Expedia já aderiram à tecnologia.

IA em números

Números de um estudo da IDC (International Data Corporation) mostra que os gastos em IA do governo e das empresas ultrapassarão US$ 500 bilhões este ano. Em 2021, as receitas do mercado de inteligência artificial totalizaram US$ 383,3 bilhões — 20,7% a mais em relação a 2020.

Abaixo, segue a lista de países que mais contribuem com o tráfego na plataforma do ChatGPT:

1- EUA: 10,4%
2- Índia: 9,8%
3- Japão: 6,07%
4- Indonésia: 3,77%
5- Canadá: 3,21%
6- França: 3,08%
7- China: 2,56%
8- Alemanha: 2,46%
9- Suécia: 2,43%
10- Brasil: 2,18%

(*) Crédito da foto: Dado Ruvic/Reuters