O ChatGPT, inteligência artificial desenvolvida pela OpenAI, está ganhando popularidade global, e no setor de viagens não é diferente. Pensando nisso, Expedia Group e Kayak saíram na frente ao se integrarem com a tecnologia. As empresas criaram plugins para o recurso, permitindo que a plataforma acesse seus dados para responder às consultas dos usuários, aponta o Phocuswire.

“O ChatGPT decidirá de forma inteligente entre chamar um plugin e lidar com a consulta de um usuário usando seu conhecimento intrínseco. Por exemplo, o modelo pode decidir que uma pergunta sobre eventos atuais requer a chamada de um plugin do navegador, mas pode se sentir à vontade para responder a uma pergunta muito simples de matemática ou ciências sem usar o plugin”, afirma Yaniv Markovski, head de Inteligência Artificial da OpenAI.

“O usuário sempre pode estimular a ferramenta a usar o plugin, utilizando um comando como ‘Usar a Expedia para planejar minha viagem a Nova York'”, complementa. Usando o plugin da Kayak, os consumidores podem ter mais interações de conversação com seu mecanismo de pesquisa.

Por exemplo, se alguém digitar “estou procurando um hotel em Nova York próximo ao Central Park”, o ChatGPT pode entender a solicitação e pedir que o Kayak forneça recomendações adequadas que, quando clicadas, redirecionam o usuário para o site ou app da empresa de viagens.

Expectativas

Matthias Keller, cientista-chefe da Kayak, diz que a empresa teve vários produtos de bate-papo no passado, baseados em voz e texto e inicialmente não foi uma boa experiência. “Mas, quando você está no início da exploração, acho que há muitos casos de uso para ter o suporte do ChatGPT e isso é realmente empolgante”, pontua.

“Agora podemos ver o início de alguns exemplos, como pesquisar um voo e hotel na mesma pergunta ou pedir para comparar destinos. É definitivamente uma tecnologia muito impressionante”, acrescenta.

Da mesma forma, usando o plugin do Expedia, os usuários do ChatGPT podem obter detalhes sobre voos específicos, acomodações, experiências e, em seguida, ir para o site ou app da empresa, que demonstrou o recurso em uma publicação no LinkedIn, para reservar sua viagem. Quando questionado se a empresa também integrará a tecnologia à função de pesquisa em seus sites de marca, Rathi Murthy, diretor de Tecnologia do Expedia pontuou que a companhia deve continuar experimentando o recurso.

Sobre os resultados, Keller destaca que ficou impressionado com a abordagem cuidadosa da empresa OpenAI em relação à privacidade do usuário. “Por exemplo, não vemos as conversas. Vemos que o ChatGPT quer ter preços de voos, mas não temos ideia de como foi perguntado ou como foi tomada a decisão”, finaliza.

(*) Crédito da capa: Unsplash