Definitivamente, o ChatGPT veio para ficar. A inteligência artificial da OpenAI tem ganhado cada vez mais terreno e, no setor de viagens, estima-se que ela melhorará consideravelmente a conversão de vendas e a satisfação do cliente, caso seja implementada da maneira certa, revela o Phocuswire.

Isso porque o formato de chat permite tirar dúvidas do cliente, de maneira mais direta, sobre orçamento e prazo, ampliando as conversões e, consequentemente, os resultados das empresas. No processo típico de pesquisa de viagens, o usuário deve selecionar primeiro a cidade e datas. Quando receberem o resultado, se tiverem sorte, haverá um filtro para spa.

Ao clicar nele, ainda seria preciso pesquisar links ou imagens para determinar se o spa era um edifício com grandes experiências ou apenas uma banheira com hidromassagem. Com o ChatGPT, esse processo tende a ser bem mais ágil. E o case da Wayblazer, empresa que promete mudar a experiência de viagem usando inteligência artificial, é um exemplo disso.

Desde a implementação do novo recurso, a companhia observou que a adoção de uma interação com linguagem natural melhorou substancialmente a conversão e o feedback dos usuários.

Vantagens

O ChatGPT pode ser usado em situações distintas. Por exemplo, imaginemos um usuário que joga a “roleta de milhagem” no site de uma companhia aérea, fazendo dezenas de entradas tentando descobrir onde pode usar suas milhas para ir à praia.

Neste cenário, por que não apenas deixá-lo dizer “Férias na praia usando milhas em março” na ferramenta? Ela irá mostrar os voos disponíveis, que se encaixem no planejamento do usuário, otimizando o tempo e reduzindo a jornada.

Pode-se, também, pesquisar “hotel escocês com falcoaria disponível em 6 de junho”. Toda a experiência será otimizada, com resultados precisos. Como o nome sugere, o “PT” do ChatGPT significa “pré-treinado”. E embora isso não signifique que não haja treinamento, torna o trabalho muito mais simples.

Inicialmente, a Wayblazer enfrentou dúvidas em relação à aceitação do ChatGPT pelo usuário. Hoje, com 100 milhões de usuários e anúncios de plug-ins da ferramenta no Expedia e Kayak, a companhia acredita que as dificuldades enfrentadas tenderão a desaparecer rapidamente.

“As IAs são sistemas de ‘aprendizagem’. Elas crescem e melhoram a cada interação. Se o seu concorrente tiver uma interface de aprendizado baseada em IA e você não, logo ele terá um Ph.D. no assunto e você ainda estará no jardim de infância, com pouquíssimas chances de alcança-lo”, afirma Terry Jones, co-fundador da Wayblazer.

(*) Crédito da capa: Unsplash