Quase um ano depois de se tornar uma das primeiras marcas de viagens a criar um plugin para ChatGPT, o Kayak está se aprofundando no uso da IA (Inteligência Artificial) generativa com várias novas ferramentas. Entre elas, está um recurso de reconhecimento de imagem que pode oferecer comparações de preços de voos a partir da captura de tela, revela o Phocuswire.

Assim, os usuários do aplicativo Kayak podem fazer upload de uma captura de tela de um itinerário de voo de qualquer site, e o Kayak PriceCheck verificará centenas de páginas para determinar se um preço mais baixo está disponível naquele momento. A ferramenta é um dos vários novos recursos que a empresa revelou. As inovações podem sinalizar o que está por vir, à medida que as companhias de viagens continuam a usar o ChatGPT para gerar produtos baseados em inteligência artificial.

“No Kayak, adaptar-se rapidamente às novas tecnologias faz parte do nosso DNA. Fomos uma das primeiras marcas de viagens a lançar um plugin com ChatGPT e continuaremos a explorar o aproveitamento da tecnologia de IA para fornecer experiências de pesquisa mais personalizadas e intuitivas para facilitar o planejamento de viagens”, diz Matthias Keller, cientista-chefe e vice-presidente sênior de Tecnologia da empresa.

A companhia afirmou, ainda, que suas novas ferramentas, incluindo a comparação de preços com capturas de tela, foram resultado do treinamento extensivo do grande modelo de linguagem do ChatGPT no banco de dados da empresa e de bilhões de consultas de consumidores sobre viagens. “Com o lançamento do Kayak PriceCheck, somos a única marca líder em metabusca que permite aos usuários comparar preços usando apenas uma captura de tela”, continua Keller.

A novidade

O produto é desenvolvido exclusivamente pelo Kayak, que utiliza ferramentas de terceiros alimentadas por inteligência artificial com customizações próprias para processar a imagem e recuperar os parâmetros da itinerância de voo do usuário. Em seguida, ele pesquisa centenas de sites para ver se consegue encontrar um preço melhor usando esses mesmos parâmetros.

O projeto de quatro meses para treinar o ChatGPT no banco de dados do Kayak foi um equilíbrio entre estímulos e ajustes finos para garantir que o sistema pudesse distinguir entre informações existentes, ausentes e supérfluas na captura de tela fornecida.

“Como acontece com muitas ferramentas de IA, quanto mais estímulos e testes, mais inteligente ela fica”, ressalta Keller. Outra novidade é o recurso Pergunte ao Kayak, que oferece capacidades de busca em linguagem natural para fornecer planejamento de viagem personalizado. Em vez de usar o sistema de filtragem tradicional da empresa, a nova ferramenta permite que os usuários restrinjam as opções digitando necessidades específicas, como companhia aérea preferida, horário de partida e preços.

O recurso começou a ser lançado recentemente e em breve estará disponível para todos os viajantes nos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá, com mais países a seguir. “Estamos aprofundando a resolução de questões de viagem complexas de maneira mais rápida e simples com o lançamento do Pergunte ao Kayak“, destaca o executivo. “A adição da busca em formato livre para aplicar filtros facilita para os viajantes obterem resultados personalizados para sua próxima viagem”, complementa.

Outros produtos anunciados

Pontuações de Qualidade do Fornecedor avaliam agências de viagens online em aspectos como precisão de preço, atendimento ao cliente, transparência de taxas e satisfação do cliente ao reservar voos. Uma ferramenta de comparação de opções de bilhetes permite ao usuário visualizar o que está incluído ou não em um bilhete de voo ao escolher entre econômica básica, econômica, econômica premium ou classe executiva em voos domésticos nos Estados Unidos.

Além disso, uma visualização simplificada do itinerário em Viagens Kayak ajuda os usuários a manterem todos os seus planos de viagem em um só lugar, não importa onde tenham reservado, além de fornecer atualizações de viagem em tempo real na tela inicial/bloqueio em dispositivos que utilizam o sistema operacional iPhone.

“Estamos muito interessados na capacidade da IA de processar texto de maneira ampla”, afirma Keller sobre seguir trabalhando com IA nos próximos anos. “Descrições, avaliações geradas pelo usuário e muitos outros aspectos do processo de planejamento de viagem são baseados em texto. Alguns desses conjuntos de dados, como nossas avaliações, são grandes demais para serem analisados por humanos, e modelos de linguagem grandes nos permitirão apresentar informações ainda mais relevantes aos nossos usuários”, conclui.

O executivo também afirma que será interessante ver quais mudanças resultarão das batalhas legais em curso sobre o que pode ser usado para treinar modelos de linguagem grandes, à medida que eles se tornam mais mainstream.

“Em termos gerais, à medida que mais modelos de linguagem multimodais se desenvolvem, pode haver uma integração mais natural de informações em tempo real nesses modelos, reduzindo o custo de usá-los e proporcionando mais visibilidade sobre o porquê uma determinada solicitação funciona ou não”, finaliza.

(*) Crédito da foto: tungnguyen0905/Pixabay